88 views 2 mins

Inadimplência das empresas cresceu 5,55% em outubro

em Economia
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

O que prejudica o faturamento das empresas é a sua capacidade de pagamento. Foto: dcomercio.com/reprodução

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as empresas inadimplentes no país encerraram o último mês de outubro com uma dívida média de R$5.561,98. De modo geral, mais da metade (56%) das empresas que estão negativadas no Brasil possuem pendências que somadas superam a cifra de
R$ 1.000,00. Cada empresa inadimplente tem, em média, dois compromissos não quitados.

Houve um aumento de 5,55% na quantidade de empresas com contas atrasadas no país em outubro, o que representa a maior alta desde janeiro, quando o crescimento observado havia sido de 5,91%. Por outro lado, o número de outubro é inferior ao do mesmo mês do ano passado, quando a alta fora de 7,26% no crescimento de empresas negativadas por falta de pagamento.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, embora melhor do que no auge da crise, a atividade econômica segue enfraquecida, o que vem prejudicando o faturamento das empresas e a sua capacidade de pagamento. “Apesar de a economia dar sinais de recuperação e a inflação se manter controlada, assim como os juros em menor patamar, há uma considerável distância entre os níveis atuais de atividade e os que antecedem a crise”, analisou (AI/CNDL/SPCBrasil).