79 views 2 mins

Huawei supera Samsung e se torna líder mundial em celulares

em Economia
quinta-feira, 30 de julho de 2020

Pela primeira vez, a gigante de tecnologia chinesa Huawei assumiu a liderança na venda mundial de celulares, informou a consultoria especializada Canalys ontem (30). A marca chinesa vendeu 55,8 milhões de unidades no segundo semestre de 2020 contra 53,7 milhões de smartphones da sul-coreana Samsung. Ainda conforme a Canalys, é a primeira vez na última década que uma empresa que não seja a sul-coreana ou a norte-americana Apple lidera um trimestre.

As vendas da empresa de Shenzen, no entanto, são resultado de sua forte presença dentro da China, já que as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos derrubaram as vendas no exterior. A consultoria diz que dados preliminares mostram que no comércio internacional houve uma retração de um terço após as sanções, o que pode aumentar ainda mais quando mais países forem voltando à normalidade nas compras de equipamentos eletrônicos pós-pandemia.

No entanto, no território chinês, a queda na comparação com o mesmo período entre abril e junho de 2019 foi de apenas 5%, o que é considerado muito pouco levando em consideração os efeitos da crise sanitária. “É um resultado notável que poucas pessoas poderiam imaginar há um ano. Se não fosse a Covid-19, tudo isso não seria possível de ser verificado. Huawei apenas desfrutou plenamente da vantagem da retomada chinesa para reviver seu setor de smartphones”, destacou o analista sênior da Canalys, Ben Stanton (ANSA).