157 views 58 secs

Governo prepara linha de crédito para famílias no RS

em Economia
terça-feira, 07 de maio de 2024

As famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul poderão receber uma linha de crédito especial para a reconstrução de casas, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O crédito se somará ao repasse de verbas ao governo gaúcho e às prefeituras das localidades atingidas pelo evento climático extremo. O governo ainda está definindo os detalhes e a possibilidade de os bancos oficiais operarem a linha de crédito.

“É preciso uma linha de crédito específica para reconstrução da casa das pessoas. A maioria não tem cobertura de seguro. Então, isso tudo vai ter que ser visto”, disse o ministro. A linha de crédito se somará a outras medidas voltadas às famílias atingidas pela tragédia, como o adiamento, por três meses, do pagamento de tributos federais por pessoas físicas e empresas, inclusive o Imposto de Renda, nos 336 municípios gaúchos em estado de calamidade pública.

Para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais, o pagamento foi adiado em um mês. Segundo Haddad, as medidas devem ser fechadas e apresentadas ao presidente Lula. O ministro informou que enviará alguns cenários para o presidente decidir. Em relação à dívida dos estados com a União, Haddad disse que o governo pretende dar um tratamento específico e “emergencial” ao Rio Grande do Sul (ABr).