76 views 2 mins

Governo italiano recua e admite ‘fatiar’ Alitalia

em Economia
sexta-feira, 06 de março de 2020

Alitalia está sob intervenção do governo desde maio de 2017. Foto: ANSA

A administração extraordinária da Alitalia, que está sob intervenção do governo há quase três anos, publicou o edital da licitação para vender a companhia aérea. A medida chega pouco mais de três meses depois do fracasso no processo de venda da maior empresa de aviação civil da Itália. Na ocasião, o consórcio liderado pela estatal Ferrovie dello Stato não conseguiu chegar a um acordo para colocar sua proposta na mesa.

O grupo também incluía a americana Delta Air Lines, o Ministério da Economia e das Finanças e a holding italiana do setor rodoviário Atlantia, que acabou desistindo na última hora. O novo prazo para manifestação de interesse foi fixado em 18 de março, e o governo passou a aceitar o fatiamento da companhia aérea. A preferência será por propostas de compra do grupo como um tudo, mas o edital também prevê a divisão da Alitalia em três lotes: “aviação”, “handling” (serviços em terra) e “manutenção”.

Ex-companhia de bandeira, a Alitalia foi privatizada e hoje é dividida entre a holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% das ações, e o grupo árabe Etihad Airways, com 49%. A empresa está sob intervenção do governo desde maio de 2017, quando quase faliu devido a uma crise de liquidez, e se mantém viva graças a empréstimos públicos que totalizam 1,3 bilhão de euros (ANSA).