84 views 47 secs

Governo francês diz apoiar fusão entre FCA e PSA

em Economia
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O governo da França se expressou de forma favorável à fusão entre a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, que reúne as montadoras Peugeot e Citroën. O acordo entre as duas empresas foi anunciado no fim de outubro e criará o quarto maior grupo automotivo do mundo.

Dirigentes do Ministério da Economia da França afirmaram ontem (16) que “a operação tem sentido”. “Trata-se de construir um novo campeão de estatura mundial para responder aos desafios de mobilidade sustentável”, disse uma fonte do governo. O protocolo de intenções do acordo deve ser apresentado ao conselho de administração da PSA hoje (17), e a França, dona de pouco mais de 10% das ações, terá voz na discussão.

O governo também é acionista da Renault, que chegou a negociar uma fusão com a FCA no primeiro semestre. As tratativas, no entanto, não avançaram devido à hesitação de Paris, que queria garantir o consentimento da Nissan, montadora japonesa que tem uma aliança com a empresa francesa. O acordo preliminar entre FCA e PSA prevê que a companhia resultante da fusão seja repartida igualmente e tenha sede na Holanda, com ações cotadas em Milão, Paris e Nova York (ANSA).