84 views 2 mins

Fronteiras internacionais australianas reabrem ao fim de dois ano

em Economia
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Desde ontem (21), os aeroportos da Austrália voltaram a ficar movimentados. Ao fim de quase dois anos, o país que tinha aplicado algumas das medidas mais rígidas do mundo para combater a pandemia, reabre pela primeira vez as fronteiras. Um voo da Qantas, proveniente de Los Angeles, foi o primeiro a aterrissar em Sydney, às 6h20 locais. Seguiram-se voos de Tóquio, Vancouver e Singapura. No ano passado, alguns australianos foram autorizados a regressar, mas a maioria de visitantes permaneceu longe do país.

Ao fim de quase dois anos, quem está vacinado com duas doses não precisa ficar em quarentena, ao contrário dos não vacinados, que terão de esperar 14 dias em um hotel, por conta própria. A região da Austrália Ocidental é a única parte do território que só abrirá portas em 3 de março e vai exigir vacinados com as três doses.

“Que notícia maravilhosa para a nossa indústria de turismo e para as 660 mil pessoas nela empregadas”, afirmou Dan Tehan, ministro do Comércio, Turismo e Investimento. O presidente executivo da Qantas, Alan Joyce, estima que a transportadora nacional conduza esta semana mais de 14 mil passageiros para a Austrália e declara : “É justo dizer que todos esperamos muito tempo para receber os visitantes de volta ao país”.

Para o gestor, o momento pode marcar “o início do que muitos acreditam ser uma recuperação longa e lenta para o setor de turismo, devastado pela pandemia”.
“Acho que veremos uma recuperação muito, muito forte”, acrescentou o ministro Dan Tehan no aeroporto de Sydney, vestindo uma camiseta onde se lia “Wellcome back” (“Sejam bem-vindos”). Em 2019, a Austrália recebeu cerca de 9,5 milhões de visitantes estrangeiros e a expectativa é que o setor de turismo se recupere, depois de ter sido sufocado pelas proibições de viagens (ABr).