O primeiro mês do ano tradicionalmente é um período fraco para os varejistas após as vendas de Natal e Ano-Novo. Não à toa, o fluxo de visitantes caiu em janeiro. É o que mostra o Índice de Performance do Varejo (IPV), realizado em conjunto pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, e pela F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas. No total, as lojas do país registraram uma queda de 3,21% no fluxo de visitantes em janeiro na comparação com o mesmo período de 2019.
As cinco regiões tiveram indicadores negativos. O Sudeste e o Centro-Oeste caíram 1,89% e 1,9%, respectivamente. O Sul, por sua vez, registrou -2,78%, enquanto o Norte teve -5,55%, e o Nordeste, -5,72%.
No comparativo com dezembro de 2019, o índice caiu 18,84% em todo o país. A região Sul teve queda de 10,3%, seguida por Sudeste, com -12,11%; Centro-Oeste, -13,29%; e Nordeste, -15,12%. As lojas da região Norte tiveram o pior desempenho, com -18,92%.
“O primeiro mês do ano é marcado por liquidações do varejo brasileiro após o período de festas, motivo ao qual deveria trazer fluxo às lojas físicas. Porém mesmo com esse contexto, o fluxo de janeiro de 2020 caiu de forma generalizada com destaque para o segmento de óticas e utilidades domésticas que caíram respectivamente 3,48 e 3,54. ” Explica Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Entre os segmentos, os melhores desempenhos na comparação com janeiro de 2019 foram de “Eletrônicos” e “Calçados”, que cresceram 2,85% e 2,78%, respectivamente. “Beleza” teve queda de 1,21% e “Moda”, de 1,88%. Já “Ótica” e “Utilidades Domésticas” caíram 3,48% e 3,54%, respectivamente. Já na comparação com o fluxo de consumidores em dezembro de 2019, todos os segmentos registraram índices negativos. Fonte e mais informações: (www.sbvc.com.br).