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Faturamento do turismo já encolheu 33,6% em 2020

em Economia
quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O resultado negativo foi puxado pelas viagens aéreas e por serviços de hospedagem e alimentação. Foto: expressopb.com/reprodução

Um dos setores mais afetados pelo isolamento social decorrente da pandemia, o turismo nacional já acumula uma redução de 33,6% no faturamento real acumulado de janeiro a agosto. Levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP a partir dos dados do IBGE mostra que o resultado negativo até agora foi puxado principalmente pelas viagens aéreas (retração de 68,8%) e por serviços de hospedagem e alimentação (-43,2%).

No período analisado, o setor de turismo faturou pouco mais de R$ 70,4 bilhões – em 2019, as receitas já estavam em R$ 106,1 bilhões nesta época do ano, o que representa um prejuízo de R$ 35,7 bilhões. Essa redução atinge cinco das seis áreas analisadas: depois do transporte aéreo e dos serviços de hospedagem e alimentação, o pior resultado foi o de atividades culturais, recreativas e esportivas, que registra queda acumulada de 33,3% em 2020.

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, o recuo no faturamento do turismo brasileiro é de 21,1%, sendo maior entre as empresas de transporte aéreo: -29,8%. Em seguida estão os serviços de hospedagem e alimentação, com queda de 25,6% entre agosto de 2019 e o mesmo mês deste ano. Apesar disso, o setor tem motivos para ficar mais otimista com os próximos meses: além da saída gradativa do isolamento, como se viu nos feriados nacionais de setembro e outubro, muitas operadoras de turismo brasileiras já têm pacotes fechados para o primeiro semestre de 2021.

No entanto, ressalta que os players do setor devem ser transparentes com seus clientes sobre as condições das viagens: informando sobre operações de restaurantes, comércio e serviços, assim como sobre a estrutura médica disponível em cada destino. Além disso, a queda no emprego qualificado entre as operadoras aumenta ainda mais a necessidade de manter um bom atendimento aos consumidores. Fonte: Assessoria de imprensa FecomercioSP.