64 views 43 secs

Exportações de algodão aumentam 42% com escolha da China

em Economia
quinta-feira, 02 de janeiro de 2020

As exportações brasileiras de algodão aumentaram 42% em uma temporada recorde puxadas pela China, que optou pelos produtos do Brasil diante da guerra comercial com os Estados Unidos. Além da disputa comercial, o câmbio também foi um fator importante. O real perdeu quase 9% em relação ao dólar desde meados de julho, tirando a competitividade dos produtos dos EUA.

O algodão se une à soja e ao milho entre as exportações agrícolas brasileiras que mais crescem para a China e que ganham mercado dos EUA, principal rival. Desde o início da temporada em julho, o Brasil exportou 1,06 milhão de toneladas de algodão, acima do recorde anterior de 748 mil toneladas em 2018, segundo dados do governo compilados pela consultoria Safras.

O Departamento de Agricultura dos EUA disse em relatório neste mês que a China passou a comprar produtos do Brasil para reabastecer as reservas estatais, deixando de lado exportadores tradicionais. Comerciantes do setor privado da China também “optaram por originar do Brasil devido às altas tarifas retaliatórias sobre o algodão americano”, afirmou o USDA. O Brasil se beneficiou da “crescente aceitação” da qualidade de seu algodão, informou a agência (moneytimes.com).