Empresários já podem consultar o Cadastro Positivo do SPC Brasil

  • Save
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores. Foto: Divulgação/Internet

Instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito já podem consultar as informações do Cadastro Positivo do SPC Brasil. É um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores e tem como finalidade subsidiar a análise dos clientes.

Seus principais efeitos serão diminuir a assimetria de informações e dar mais segurança para o empresário que concede crédito e proporcionar uma análise individualizada para os consumidores, abrindo a possibilidade de juros menores e condições diferenciadas de acordo com o perfil de risco. Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações na base de dados do SPC Brasil:

  • Score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento);
  • Indice de pontualidade de pagamento (percentual de contas quitadas ou vencidas);
  • Indice de comportamento de gastos (principais gastos categorizados por tipo de crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);
  • Indice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas (segmentos em que o consumidor mais tem buscado crédito).

Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor (AI/SPCBrasil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap