157 views 5 mins

Economia 26 a 30/05/2016

em Economia
quarta-feira, 25 de maio de 2016

Conclusão das obras do Projeto São Francisco

As empresas reafirmaram o compromisso de concluir os trabalhos até o final do ano.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou que os pagamentos para empresas executoras das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão elevados da média mensal de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões, o que representa um aumento aproximado de 43%

A decisão foi tomada após uma rodada de reuniões com representantes das prestadoras de serviço responsáveis pelas obras civis e elétricas do Projeto.
Segundo o ministro, a ampliação dos repasses garante que o empreendimento esteja concluído até o final deste ano, com o compromisso das construtoras de elevarem a produtividade ao seu limite máximo. O objetivo é manter o cronograma acordado com o Ministério da Integração Nacional. “Sinalizamos a todas as empresas que elas estão autorizadas a ampliar o seu campo de serviços para cumprir o cronograma das obras. Queremos garantir que até o final de dezembro os canais estejam concluídos e a água chegue até a Paraíba e ao Ceará”.
As empresas construtoras reafirmaram o compromisso com o governo federal de concluir os trabalhos até o final do ano. O empreendimento que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte já alcançou 86,3% de avanço físico nos dois eixos de transferência de água – Norte e Leste. Atualmente, 10 mil trabalhadores estão contratados para a execução das obras ao longo dos 477 km de extensão do projeto (mi.gov.br).

Exportações de gado para a Jordânia foram retomadas

A Jordânia anunciou a retomada da compra de gado vivo brasileiro. A decisão foi divulgada num encontro bilateral, durante a 84ª Reunião Sessão Geral da Assembleia de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorreu em Paris. O delegado jordaniano Munther Al-Refai comunicou o fim do embargo ao diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Marques, que representa o Brasil na reunião de delegados da OIE.
A Jordânia suspendeu as exportações de gado no início deste ano, quando o Brasil registrou casos de língua azul em ovinos no Rio Grande do Sul. Essa doença é causada por um vírus transmitido pelo chamado “mosquito pólvora”. Em bovinos, os principais sintomas são perda de peso, queda na produção leiteira, aborto e perda de bezerros por má formação. Nenhum caso de língua azul em bovinos foi registrado no país.
Segundo Marques, as ocorrências da doença no Brasil são esporádicas e restritas em pequenos grupos de ovinos e veados e nunca foi diagnosticada em bovinos. “É uma doença de notificação obrigatória e combatida pelo Mapa por meio da vigilância agropecuária e controle de importação de ruminantes e material genético”. Para reabrir o mercado, o ministério forneceu uma série de informações sobre a situação epidemiológica da doença ao governo da Jordânia e enviou ao país uma equipe de veterinários para prestar esclarecimentos detalhados.
O país é um dos principais mercados importadores de gado brasileiro. De 2011 a 2014, mais de 90 mil animais foram comprados pela Jordânia (Mapa).

Puxada pela alimentação, inflação volta a subir em São Paulo

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, atingiu 0,5%, na terceira quadrissemana de maio, ficando acima do resultado da segunda prévia do mês (0,41%). Quatro dos sete grupos pesquisados tiveram aumento no ritmo de alta, com destaque para alimentação que passou de 0,5% para 0,7%.
Em habitação, a taxa subiu de 0,13% para 0,22%. Em despesas pessoais, a taxa passou de 0,92% para 1,18% e, no grupo vestuário, de 0,75% para 0,99%. O levantamento mostra que, apesar de o grupo saúde apresentar o maior índice (1,99%), a alta perdeu força porque na pesquisa anterior essa classe de despesa havia subido com mais intensidade (2,4%).
Em educação, a taxa ficou estável em 0,16%. Já no grupo transporte foi constatada queda de 0,59% (ABr).