114 views 5 mins

Economia 25/11/2015

em Economia
terça-feira, 24 de novembro de 2015

Barbosa diz que é possível reverter a queda do PIB brasileiro

Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que tem a expectativa de reverter, nos próximos meses, a projeção de queda do PIB para 2016, apostando que o Brasil conseguirá atrair mais investidores em obras de infraestrutura

Ele disse que a recuperação das exportações também ajudará.
Em documento enviado à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, o governo estimou queda de 1,9% do PIB no ano que vem. A previsão substitui a proposta anterior de crescimento equivalente a 0,2%, em análise na CMO. Os números do documento trazem a revisão dos parâmetros econômicos que subsidiam a elaboração da proposta orçamentária para 2016.
Barbosa disse que, como toda projeção, a estimativa do governo também está sujeita a revisões.“Estamos trabalhando para que o crescimento se recupere o mais rápido possível. É bom lembrar que essas projeções são atualizadas toda semana pelo boletim do Banco Central Focus e essas projeções indicam que podemos recuperar o crescimento mais rapidamente e estamos trabalhando para isso”, afirmou.
O ministro deu essas informações ao participar do Fórum Sobre Infraestrutura de Transportes, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela acredita que a retomada dos investimentos neste setor é que vai ajudar a reaquecer a economia. Questionado sobre o interesse dos investidores em relação ao Brasil, em um momento de demanda fraca no mercado interno, Nelson Barbosa observou que a compensação deve ser feita por meio das exportações (ABr).

Kátia e embaixadora discutem maior aproximação entre Brasil e EUA

Liliana Ayalde e Kátia Abreu falam sobre parceria Brasil-EUA.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, discutiu com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, mecanismos para maior aproximação entre os dois países. Atualmente, existem cinco mecanismos de interlocução. O objetivo, agora, é que o tema agricultura esteja presente em todos os fóruns. O principal mecanismo de interlocução dos temas agrícolas é o Conselho Consultivo Agrícola.
Katia Abreu e Liliana Ayalde definiram que tanto o governo brasileiro quanto o norte-americano vão trabalhar na formalização de uma agenda de encontros, em Washington, em fevereiro. Embora em encontros separados, a ideia é que os integrantes de cada um desses mecanismos de interlocução possam se reunir por uma semana na capital norte-americana.
“Vejo um momento muito particular, onde a negociação comercial e a agrícola estejam juntas”, disse a embaixadora, que considerou positivo o entusiasmo e a liderança da ministra Kátia Abreu. “Brasil e Estados Unidos têm uma grande tarefa no fornecimento de alimento e segurança alimentar como países exportadores de alimento”, disse a ministra.
Kátia Abreu e a embaixadora acertaram, ainda, que os dois países desenvolverão estudos para que em janeiro de 2016, durante a realização do Fórum Econômico Mundial, em Davos, possam anunciar a adesão à plataforma global, que reúne informações sobre nutrição e alimentos (Mapa).

Adele vende 2,3 milhões de cópias de ‘25’

A caminho de recorde, o novo álbum da cantora britânica Adele, “25”, vendeu 2,3 milhões de cópias nos três primeiros dias após seu lançamento no mercado norte-americano. Se continuar neste ritmo, a obra deve quebrar o recorde de vendas em uma semana, estabelecido pela ex-boy band ‘NSYNC em 2000, quando foram comercializadas 2,4 milhões de cópias de “No Strings Attached” em sete dias.
Para efeito de comparação, o álbum “1989”, sucesso lançado ano passado pela cantora Taylor Swift, vendeu 1,3 milhão de unidades neste mesmo período. “25” foi retirado dos serviços de streaming como o Spotify, o que pode ter contribuído para o sucesso de vendas. O trabalho anterior da cantora, que a lançou a fama em 2011, “21”, vendeu mais de 11 milhões de unidades apenas nos Estados Unidos (ANSA).