96 views 6 mins

Economia 16/12/2015

em Economia
terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Abate de frangos e suínos é recorde no país; bovinos registram queda

Abate de frangos e suínos é recorde no país; bovinos registram queda

O abate de frangos e suínos registrou, no terceiro trimestre deste ano, redorde, desde o início da pesquisa que analisa o aproveitamento econômico desses animais, em 1997

De acordo com o levantamento divulgado ontem (15) pelo IBGE, no terceiro trimestre deste ano, foram abatidos 1,5 bilhão de frangos – resultado 7,1% superior ao observado no trimestre anterior e 6,9% maior do que o registrado no terceiro trimestre de 2014.
Segundo o IBGE, foram abatidos ainda 10,18 milhões de porcos no país – 5,1% a mais do que no trimestre anterior e 5,5% a mais do que no terceiro trimestre de 2014. Por outro lado, o abate de bovinos teve queda nos dois tipos de comparação temporal. O abate de 7,56 milhões de bovinos foi 0,9% menor do que no segundo trimestre deste ano e 10,8% inferior ao observado no terceiro trimestre do ano passado.
O Brasil produziu 749 milhões de dúzias de ovos no terceiro trimestre deste ano, atingindo o nível mais alto desde que o produto começou a ser pesquisado pelo IBGE, em 1987. A produção é 3,9% maior do que a registrada no trimestre anterior e 4,1% superior à quantidade produzida no terceiro trimestre de 2014. A aquisição de leite pelas indústrias processadoras chegou a 5,98 bilhões de litros no período – aumento de 6% em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, no entanto, houve queda de 3,9% (ABr).

Aviação doméstica recua pelo quarto mês seguido

Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Depois de apurar quedas de 0,6%, 0,8% e 5,7% em agosto, setembro e outubro, respectivamente, a retração da demanda1 da aviação doméstica acentuou-se em novembro e atingiu 7,9% em relação ao mesmo mês de 2014. A indústria segue tentando ajustar a oferta ao volume atual de procura por transporte aéreo, tendo sido reduzida, em igual base de comparação, em 3,9% em novembro.
Uma vez que a demanda caiu mais do que a oferta, o fator de aproveitamento das operações perdeu 3,4%s, ficando em 77,91% no mês. Foram registradas 7,7 milhões de viagens domésticas em novembro, total 5% inferior ao do mesmo mês de 2014. Mais grave do que as variações negativas no mês na comparação com um ano atrás, as estatísticas já recuam a níveis iguais ou inferiores a 2013.
Os números são a compilação das estatísticas fornecidas pelas companhias aéreas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). “Os dados mostram que estamos começando a perder praticamente três anos de trabalho, recuando aos níveis de 2013”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Zona Franca Verde de Macapá e Santana

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) comemorou a notícia de que a presidente Dilma Rousseff assinará, ainda nessa semana, o decreto de regulamentação da Zona Franca Verde de Macapá e Santana, no Amapá. Ele ressaltou que significa um modelo econômico baseado na redução de gases causadores do efeito estufa, que trará um extraordinário impulso para o desenvolvimento do estado.
“Teremos as condições preestabelecidas para criarmos a indústria de beneficiamento e a verticalização da produção e, obviamente, tendo condições de fazer a exportação de produtos que serão beneficiados no próprio estado do Amapá”, ressaltou. A Zona Franca Verde vai assegurar um conjunto benefícios fiscais às indústrias de transformação que nela se instalarem, como indústrias de fármacos e cosméticos, da madeira móvel, do setor alimentício, agronegócio, entre outras (Ag.Senado).

Reclamações sobre cartão lideram ranking do BC

A principal reclamação de clientes de bancos registrada no Banco Central (BC), em novembro, foi a ausência ou contratação inadequada de cartão de crédito consignado, modalidade que permite o desconto do pagamento mínimo da fatura diretamente na folha de pagamento dos clientes. Foram registradas 570 queixas consideradas procedentes pelo banco.
Em segundo lugar no ranking do BC, estão as Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 459 casos. Em terceiro lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (292). No total, o BC recebeu, em novembro, 4.029 reclamações, quase o dobro registrado em igual mês de 2014 (2.160). Em outubro deste ano, foram 3.987 queixas.
O BC considera como reclamação procedente quando há indício de descumprimento por parte da instituição financeira, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central (ABr).