159 views 2 mins

Dois em cada dez não sabem como vão pagar o IPVA

em Economia
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Os gastos com automóveis estão entre os três maiores custos anuais para dois terços da população. Foto: Pexels–2286921 de Pixabay

Até que ponto o brasileiro se dispõe a gastar mais para ter um carro? Uma pesquisa divulgada pela Serasa quis saber mais sobre essa complexa relação que, com certeza, passa pelo bolso. O estudo inédito sobre as tendências e as relações comportamentais do motorista chama a atenção para o fato de que dois em cada 10 brasileiros que possuem carro ainda não sabem como vão pagar o IPVA deste ano.

Além disso, os gastos com automóveis estão entre os três maiores custos anuais para dois terços da população, ficando atrás apenas da alimentação. De acordo com Felipe Schepers, da Opinion Box, uma empresa de pesquisa que ajuda a entender o comportamento dos consumidores, o levantamento mostra que, apesar dos altos custos, 3 em cada 5 entrevistados utilizam o carro todos os dias. As funções consideradas mais usuais são os “passeios no fim de semana” e “compras e tarefas no dia a dia”.

Entretanto, a principal razão de possuir um carro é a necessidade de deslocamento para trabalho e estudo. Indicado por um quarto dos entrevistados, como explica Felipe Schepers. O período da pandemia também impactou o uso dos veículos. Um terço dos motoristas disseram que estão usando menos o veículo hoje do que no período pré-pandemia. Esse comportamento é atribuído ao aumento do preço dos combustíveis.
Já entre aqueles que estão usando o carro mais vezes hoje, mais da metade diz que encontraram no veículo uma forma de deslocamento mais eficiente.

Sobre as tendências para o mercado, Felipe Schepers explica que o brasileiro ainda se prende à ideia de possuir um carro próprio, em vez de olhar oportunidades mais baratas, como o aluguel, por exemplo. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2022 e foram entrevistados mais de dois mil consumidores com idade entre 18 e mais de 50 anos, das classes sociais de A a E (ABr).