Pesquisa realizada com empresários de todo o Brasil, para identificar as perspectivas de vendas para o período do Dia dos Pais, demonstra que, mesmo com a retomada gradual do comércio, a data não anima o varejo. De acordo com o levantamento da Boa Vista, 19% dos empresários estão otimistas paras as vendas na data. Outros 29% acreditam que ficarão como estão e 52% se dizem pessimistas.
78% dos entrevistados acreditam que o volume de vendas será igual ou menor que do Dia das Mães. Na média, apenas 12% preveem aumento nas vendas em relação ao ano de 2019. A perspectiva de aumento é de 15% no Comércio, de 10% no setor de Serviços, e 29% para a Indústria.
A pesquisa aponta que 75% dos empresários concordam que há uma demanda reprimida nos consumidores. Por outro lado, 53% deles discordam que isto é sinônimo de melhora nas vendas.
A data, uma das mais significativas em vendas para o varejo (atrás apenas de Natal, Black Friday e Dia das Mães), representa no faturamento, em média, para 44% das empresas, até 5% do volume total de dinheiro movimentado ao longo do ano. A escolha dos artigos para presentear não muda se comparado com anos anteriores. Para 39% dos empresários, itens de vestuário seguem como opção favorita. Acessórios (como cintos e carteiras), e bebidas, igualam-se em 2ª posição, seguidos de perfumaria, telefonia, eletrônicos e ferramentas.
Quando questionados sobre pretensão de gastos dos clientes, a expectativa para 62% dos empresários entrevistados é de que os consumidores gastem até R$ 100 por presente, e 90% dos consumidores deverão gastar o mesmo ou menos em relação a igual período do ano passado. Apenas 12% do comércio espera que os consumidores desembolsem um valor superior. Fonte: (www.boavistascpc.com.br).