73 views 53 secs

Demanda por Crédito do Consumidor avançou 3,8%

em Economia
terça-feira, 26 de novembro de 2019

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 3,8% em outubro na comparação com setembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com outubro de 2018, o indicador subiu 5,4%. Já no acumulado em 12 meses, registrou alta de 4%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 4,6% no mês. O segmento Não Financeiro, por sua vez, avançou 3,3% na mesma base de comparação.

A trajetória do indicador acumulado em doze meses mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o fraco crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra. A frustração com a recuperação da economia e o aumento do endividamento e do comprometimento de renda parecem levar a um comportamento ainda cauteloso dos consumidores, afetando, com isto, a demanda por crédito.

Em outubro, contudo, o indicador registrou a terceira alta consecutiva, o que pode ser reflexo da disponibilização dos recursos do FGTS, os quais podem ser utilizados tanto para o pagamento ou renegociação de dívidas quanto para a retomada de projetos adiados de consumo. Além disto, a redução das taxas de juros também tende a favorecer a demanda por crédito (AI/BoavistaSCPC).