159 views 2 mins

Crise obriga empresas a encontrarem soluções práticas

em Economia
terça-feira, 23 de junho de 2020

Segundo a terceira edição da pesquisa “Impactos da Pandemia no Cenário Nacional”, da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, as empresas sentiram os efeitos da retração das vendas e, em junho, 73% delas revelaram ter redução no faturamento. Impacto como esse leva o empresário a buscar saída para contornar a crise. A redução da carga horária foi uma das soluções mais usadas por 49% das empresas consultadas.

Vendas por meios eletrônicos é outro recurso dos mais usados nos últimos 90 dias. Em junho 47% das empresas responderam que iniciaram operações de vendas online. Em abril eram 25% e em maio, 30%. O WhatsApp foi a primeira opção de vendas virtuais e hoje 36% das empresas aderiram a essa modalidade. Observado o sucesso, o e-commerce é o segundo passo para se digitalizar. A digitalização está ajudando a elevar o ritmo das vendas, principalmente para aqueles que só tinham operações em lojas físicas.

A queda do faturamento das empresas amenizou de abril até junho. Pode-se identificar que as ações das empresas para resistir ao momento estão focadas em organização de funcionários, redução de custos e diversificação de canais. Reduzir a produção era opção para 53% das empresas no início de abril. Hoje são apenas 36% que falam nisso e encerrar as atividades já praticamente não é visto mais como uma opção. Fonte: (www.gs1br.org).