82 views 3 mins

Crédito para projetos de geração de energia renovável

em Economia
segunda-feira, 08 de novembro de 2021

O financiamento poderá ser de até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente. Foto: Agência Senado

A Caixa Econômica Federal destaca quatro linhas de crédito para empresas, pessoas físicas e agronegócio voltadas para projetos que promovam a utilização de energias renováveis, redução de insumos, resíduos e emissões de gases contra o efeito estufa.

“A proteção do meio ambiente, em especial nos países em desenvolvimento, precisa estar aliada à inclusão social e econômica”, destacou Pedro Guimarães, presidente da Caixa, sobre a importância da atuação social e financiamento a projetos ambientais e de ecoeficiência energética. O crédito pessoal ‘Caixa Energia Renovável’ é destinado ao financiamento de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica e custos de instalação para residências com taxas a partir de 0,99%.

O novo produto estará disponível em breve nas agências do banco. A adoção do sistema de geração de energia fotovoltaica residencial pode reduzir em até 95% o valor da tarifa mensal de consumo de energia. Além de um benefício social, a medida contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente com a geração de energia limpa e renovável.

O financiamento poderá ser de até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente. O desembolso para pagamento dos equipamentos ocorrerá diretamente ao fornecedor cliente Caixa. O prazo é de até 60 meses, com carência de até seis meses para o vencimento da primeira parcela. O crédito será oferecido em duas modalidades: sem garantias ou com caução de aplicações financeiras de renda fixa.

A Caixa incentiva a adoção de práticas de ecoeficiência empresarial por meio do financiamento para aquisição de maquinários que promovam a eficiência energética e produção mais limpa, em linha de crédito já disponível para contratação. Com o MPE Ecoeficiência, o empresário pode adquirir máquinas e equipamentos que reduzam a geração de resíduos e emissões, aumentando a eficiência no uso de matérias-primas e insumos, em especial de água e energia.

São financiáveis por esta modalidade de crédito máquinas e equipamentos novos com finalidade específica no processo produtivo da empresa, como por exemplo: sistema de minigeração de energia por fontes renováveis ou sistema de eficiência energética; sistema de aquecimento solar de água; sistema de redução de desperdício, reciclagem ou tratamento de insumos ou recursos naturais; controladores de filtragem de gases ou partículas, entre outros. Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa.