72 views 2 mins

Copom espera crescimento da economia no terceiro trimestre

em Economia
terça-feira, 05 de novembro de 2019

O Copom deve voltar a cortar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual em dezembro. Foto: bahiadevalor.com/reprodução

O Copom do Banco Central (BC) estima que a economia deve ter apresentado crescimento no terceiro trimestre e pode acelerar nos períodos seguintes. É o que diz a ata da última reunião, divulgada ontem (5), em Brasília. Para o Copom, o ritmo de crescimento da economia, excluídos efeitos de estímulos temporários, será gradual.

“O comitê estima que o PIB deve ter apresentado crescimento no terceiro trimestre. Os trimestres seguintes devem apresentar alguma aceleração, que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS e PIS-Pasep com impacto mais concentrado no último trimestre de 2019”, explicou a ata.

Na ata, o Copom destacou a “relevância da aprovação da reforma da Previdência”, mas reforçou a “importância da continuidade do processo de reformas e ajustes que gerem sustentabilidade da trajetória fiscal”.
Para o Copom, as projeções de inflação estão em “níveis confortáveis”.
Na ata, o comitê sinalizou que deve voltar a cortar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual em dezembro.

Sobre novos ajustes, a partir de 2020, “os membros do Copom decidiram reforçar que o atual estágio do ciclo econômico, recomenda cautela em eventuais novos ajustes no grau de estímulo”. Também, enfatiza que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, finalizou (ABr).