79 views 49 secs

Começa o outono no Hemisfério Sul

em Economia
sexta-feira, 19 de março de 2021

O outono no Hemisfério Sul teve início às 6h38 deste sábado (20), conforme prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação termina às 00h32 do dia 21 de junho. É uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas ficam mais escassas no interior do Brasil, em particular no Semiárido nordestino e no norte de Minas Gerais.

Na parte norte das regiões Nordeste e Norte, ainda é época de chuvas volumosas, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical mais ao sul de sua posição climatológica. Outra característica é a incursão de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam a queda de temperatura, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante esta estação, são observadas formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás (AI/Mapa).