118 views 33 secs

Chegou a São Paulo o segundo voo da Operação Cedro

em Economia
terça-feira, 08 de outubro de 2024

O segundo voo da operação Raízes do Cedro aterrissou ontem (8), às 6h58, com 227 passageiros e três animais de estimação, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. São repatriados em fuga da guerra entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, no Líbano. No domingo (6) foi feito o primeiro voo da operação, com 228 repatriados.

De acordo com o governo, aproximadamente 3 mil pessoas no Líbano solicitaram apoio do Brasil para deixar o país. A aeronave KC-30, que fez escala em Portugal para reabastecimento tanto na ida quanto na volta, também levou ao Líbano insumos de saúde doados pelo governo brasileiro. A Operação Cedro, segundo o comando da Aeronáutica, terá caráter contínuo. A estimativa é que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano.

Na segunda-feira (7), fez um ano do ataque surpresa do grupo Hamas a israelenses nos territórios ocupados por Israel, na fronteira entre os dois países, dando origem ao conflito que desestabilizou ainda mais as frágeis relações entre as nações do Oriente Médio (ABr).