72 views 3 mins

CEO da Stellantis prevê 39 carros elétricos até o fim de 2021

em Economia
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, deu uma coletiva de imprensa virtual e destacou algumas das metas da empresa que surgiu na fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e da PSA. “É o início de uma viagem entusiasmante. Uma empresa bem posicionada para competir nos mercados globais, com 39 veículos elétricos disponíveis até o fim de 2021. Um grupo de dimensões significativas e com posições comerciais consolidadas na Europa, América do Norte e América Latina”, destacou Tavares na abertura da coletiva.

Ainda conforme o CEO, a fusão também ajudará a todas as 14 marcas do portfólio, inclusive “algumas que nós não tínhamos investido tanto”. “Haverá oportunidades de negócios para algumas marcas que poderão valer-se das sinergias e relançarem-se. Haverá modelos irmãos ou primos. Nós focalizaremos nessas marcas existentes, focando na sua criação de renda como fizemos no mercado norte-americano”, pontuou. A Stellantis unirá as marcas Fiat, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Maserati, Jeep, Ram, Lancia, Abarth, Citröen, Opel, Peugeot, Vauxhall e DS Automobiles.

Outro ponto abordado por Tavares foi o compromisso de “não fechar nenhuma planta produtiva”. “A fusão não colocará os empregos em risco, mas agirá como um escudo e permitirá protegê-los”, acrescentou. Ao ser questionado especificamente sobre a Itália, o CEO reforçou que a fusão “criará um escudo para a proteção a alguns estabelecimentos” e que ela “não representa um risco”. “A Stellantis trará mais eficiência graças às sinergias que tornarão o plano de negócios mais sustentável para alguns modelos que estavam em risco. Modelos que até agora não eram considerados rentáveis, poderemos decidir fazê-los”, disse.

Em outra pergunta, sobre o mercado chinês, Tavares afirmou que a ideia “é não excluir nada de antemão”, mas reconheceu que os “resultados até agora são decepcionantes”. “Estamos fazendo uma análise para entender as causas dessa situação e nós temos uma equipe dedicada a isso que deverá propor uma nova estratégia vencedora. Não excluímos nada e vamos esperar o resultado dessa análise. Queremos entender os problemas e as criticidades, e precisaremos fazer mais e melhor”, acrescentou. A Stellantis estreou com bons resultados nas bolsas de valores de Milão e Paris. Na última terça-feira (19), a estreia foi na de Nova York (ANSA).