75 views 41 secs

Carteira de crédito continua em expansão

em Economia
segunda-feira, 21 de junho de 2021

O saldo total da carteira de crédito deverá apresentar crescimento de 1,1% em maio, apresentando o melhor resultado para o mês desde 2013, quando a alta foi de 1,6%, revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Caso a estimativa seja confirmada pelo Banco Central, o ritmo de expansão da carteira deve mostrar nova aceleração na comparação em 12 meses, de 15,1% para 15,9%, um patamar bastante elevado.

“A alta do mês deve ser puxada pela carteira destinada às famílias, que vem se recuperando desde junho do ano passado e já se encontra em um ritmo de expansão bem acima do patamar pré-pandemia”, afirma Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. “Os resultados de maio reforçam o importante papel que o crédito continua tendo no processo de recuperação”.

O levantamento mostra que o maior avanço deve vir da carteira livre pessoa física (+2,2%). Já a carteira direcionada (+1,3%) deve manter sua trajetória de crescimento pelo 33º mês consecutivo, liderada pelos bons desempenhos dos créditos imobiliário e rural. A carteira pessoa jurídica deverá ficar praticamente estável (+0,2%) em maio, com desempenho diferenciado entre os recursos (AI/Febraban).