81 views 35 secs

Black Friday antecipou as vendas do Natal

em Economia
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a queda no volume de vendas do comércio varejista nacional, registrada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, foram reflexo da Black Friday, principalmente. De acordo com o IBGE, o volume foi 0,1% menor no último mês de 2019, comparado ao período anterior.

“A queda entre novembro e dezembro chama a atenção para os impactos crescentes da Black Friday, que acabou antecipando as vendas do Natal”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP. Para ele, o consumidor que comprou os presentes em novembro não voltará a comprar novamente no mês seguinte. Apesar da queda no último mês, o saldo foi positivo. No acumulado, as vendas no varejo cresceram 1,8% e fecharam com taxas positivas pelo terceiro ano consecutivo. Na comparação com dezembro de 2018, houve alta de 2,6%.

“Esta alta entre 2018 e 2019 mostra que a economia está crescendo, embora mais lentamente do que gostaríamos. A expectativa, no entanto, é que, gradativamente, à medida em que o nível de emprego vá melhorando, as vendas do comércio tendem a seguir o mesmo caminho”, conclui Solimeo (AI/ACSP).