68 views 2 mins

BC eleva estimativa para crescimento do PIB em 2019 e 2020

em Economia
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O Banco Central (BC) aumentou a projeção para o crescimento da economia neste ano e em 2020. A informação foi divulgada ontem (19) no Relatório de Inflação, feito trimestralmente. A previsão para a expansão do PIB em 2019 passou de 0,9%, previsto em setembro, para 1,2%. Para 2020, a projeção para o crescimento do PIB foi revisada de 1,8% para 2,2%.

O ajuste na projeção “repercute os resultados divulgados pelo IBGE para o terceiro trimestre, a revisão da série histórica do PIB e o conjunto de informações setoriais disponíveis para o trimestre em curso”. Para o crescimento do quarto trimestre, o BC destacou o impulso decorrente das liberações extraordinárias de recursos do FGTS e do PIS/Pasep. No âmbito da oferta, a previsão para a variação anual da agropecuária passou de 1,8% para 2%.

A projeção para o desempenho da atividade industrial passou de 0,1% para 0,7%, em decorrência dos aumentos nas estimativas para indústria extrativa, indústria de transformação e construção civil, setor que apresentou crescimento significativo ao longo dos últimos dois trimestres. A projeção de expansão da atividade do setor de serviços em 2019 foi revisada, com destaque para elevações nas projeções para comércio e serviços de informação.

Para 2020, as previsões para agropecuária, indústria e serviços foram revistas. “A elevação na previsão da atividade no setor primário repercute os primeiros prognósticos para a safra de 2020 e as boas perspectivas para a pecuária. Na indústria e em serviços, a elevação nas previsões foi bastante disseminada entre atividades, repercutindo melhores perspectivas para os diversos setores da economia”, diz o BC (ABr).