134 views 37 secs

Aumentou o número de inadimplentes

em Economia
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

O número de registros de inadimplentes subiu 4,1% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de outubro e novembro, de acordo com informações da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. Além disso, o indicador apontou alta de 5,4% no trimestre móvel encerrado em novembro contra o trimestre móvel imediatamente anterior, na mesma série de dados dessazonalizados.

Na comparação interanual o avanço foi mais expressivo, aumento de 10,4%, o que era esperado já que no último trimestre do ano passado o fluxo de consumidores inadimplentes foi historicamente baixo, o que resultou numa queda mais acentuada na taxa de inadimplência naquele período. Os resultados acumulados continuam desacelerando.

No ano a queda no indicador passou de -6,5% para -5,6% e, em 12 meses de -10,9% para -6,6%. Essa tendência, por sinal, condiz com o cenário atual, no qual a inflação pesa sobre o já comprometido orçamento das famílias e os juros, ainda mais agora, após o tom mais duro do Copom ao anunciar mais um aumento na taxa básica, não devem ceder tão cedo. Fonte: (boavistascpc.com.br).