71 views 50 secs

Atividade do comércio encerra 2019 com alta de 2,0%

em Economia
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apresentou aumento de 2,0% no acumulado de janeiro a dezembro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Seguindo a tendência do ano, o crescimento foi impulsionado pelo setor de veículos, motos e peças, que teve alta de 8,4% e pelo segmento de material de construção, este com acréscimo de 4,6%. Na variação mensal – dezembro x novembro 2019 –, o indicador apresentou queda de 0,1%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “as menores taxas de juros influenciam no acesso ao crédito, o que potencializa o comércio. Além disso, com o 13° salário e os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, há um aumento pontual da renda da população, que acabou gerando um bom desempenho para os setores”, avalia.

O aumento dos rendimentos se refletiu na variação positiva de 3,9% em dezembro, comparado com o mesmo mês do ano anterior. Isso se deve ao melhor desempenho do setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (6,8%), que não costuma estar ligado ao crédito como Veículos ou Materiais de Construção, segundo Rabi. Apenas Combustíveis e Lubrificantes apresentaram queda (-7,2%) em dezembro, mantendo os resultados negativos apresentados ao longo do ano (AI/SerasaExperian).