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Área para contêineres no Porto de Santos entra em consulta pública

em Economia
quarta-feira, 02 de março de 2022

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) definiu a abertura de consulta pública para a tomada de subsídios para o arrendamento do terminal STS 10 no Porto de Santos, destinado para a movimentação e armazenagem de contêineres e ficará aberta para contribuições entre os dias os dias 8 de março a 21 de abril. O terminal contará com mais de 600 mil m² de área na região do Saboó, margem direita do Porto de Santos, hoje dividida em seis terminais (cinco com contratos transitórios).

O objetivo é arrendar para a instalação de um único terminal com layout em linha com os grandes terminais de contêineres do mundo, para aumentar a capacidade do Porto que hoje está próxima do limite (os atuais terminais do complexo, que em 2021 movimentaram mais de 4,8 milhões de TEU, têm capacidade anual de movimentação de 5,3 milhões de TEU – medida padrão equivalente a referente contêiner 20 pés).

O diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, ressalta a importância da implantação do novo terminal STS 10. “Esse será o maior leilão de todos já realizados no Porto de Santos, que envolverá investimentos estimados em R$ 3,29 bilhões e capacidade para, no mínimo, 1,9 milhão de TEU”, afirma. Entre as obras previstas estão a construção de um cais de 1,2 mil metros, dragagem de aprofundamento na área dos berços de atracação, construção de pátio de aproximadamente de 350 mil m² e ramal ferroviário de ao menos 1,5 mil metros.

O valor global estimado do contrato é de R$ 27,9 bilhões. A duração será de 25 anos, com celebração de contrato e início das operações previstas para 2023. Os valores de arrendamento devidos pela licitante vencedora à Santos Port Authority (SPA) serão de R$ 6,2 milhões em parcelas fixas mensais e R$ 54,55 por TEU.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Bruno Stupello, o STS 10 está alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, aprovado em 2020, após 14 anos sem um instrumento de planejamento atualizado. “Em conjunto com a desestatização, o STS 10 é mais um passo para atender as demandas para o crescimento do Porto e do mercado externo e interno brasileiro”, disse Stupello. – Fonte e mais informações: (www.portodesantos.com.br).