104 views 2 mins

Após quatro meses de queda, varejistas iniciam ano mais otimistas

em Economia
terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), atingiu 109,1 pontos em janeiro, com uma alta de 0,8% em relação ao mês anterior. Essa recuperação interrompe uma sequência de quatro quedas consecutivas, revelando uma virada positiva nas perspectivas do varejo. A melhor percepção sobre o consumo atual no mês de janeiro contribui para o aumento do otimismo, indicando que as condições de mercado estão em sintonia com as expectativas dos comerciantes.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a recuperação do Icec em janeiro é um sinal positivo para o começo de 2024. “Aponta um otimismo moderado, aliado à melhora das condições atuais do setor, mas com a prudência necessária diante do atual cenário”, afirma Tadros. Para ele, a confiança dos varejistas junto com os dados da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias, que mostraram maior predisposição das famílias brasileiras para consumir, refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela.

O destaque desse período foi o crescimento de 4,5% na confiança dos empresários em relação às condições atuais do setor, na comparação com dezembro do ano passado. Conforme o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, essa taxa positiva representa a primeira leitura positiva após quatro meses consecutivos. O indicador sugere uma melhora da saúde financeira das empresas do comércio. Fonte: Gecom/CNC.