78 views 2 mins

Apenas 12% dos brasileiros voltaram a viajar após relaxamento da quarentena

em Economia
terça-feira, 10 de novembro de 2020

Mais da metade da população (55%) parou de viajar durante a pandemia, segundo pesquisa C6 Bank/Ibope Inteligência. O estudo mostra que apenas 12% das pessoas já voltaram a realizar viagens. A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet em todas as regiões do país. A pesquisa também mostra que 38% dos brasileiros com acesso à internet pretendem fazer viagens mais baratas nos próximos seis meses, período que inclui o verão e as férias de final de ano.

Quando perguntados sobre os planos para os próximos seis meses, 33% dizem que sempre fizeram viagens econômicas e devem continuar fazendo a mesma coisa no futuro. Já 14% dos brasileiros afirmam que vão gastar mais em viagens nos próximos seis meses. Apenas 6% dizem que ampliaram a frequência das viagens de carro, a lazer ou a trabalho, durante a pandemia.

Em relação à intenção de fazer viagens a lazer, a pesquisa mostra que 25% dos brasileiros com acesso à internet não têm certeza se vão sair a passeio nos próximos seis meses. O estudo revela que, nesse período, 36% pretendem fazer viagens de carro e 19% planejam viajar de avião. Entre os que pretendem frequentar os aeroportos, 15% dizem que vão viajar no Brasil e 4% relatam a intenção de ir ao exterior.

Os números revelados pela pesquisa reforçam aqueles divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que indicaram queda de 90,7% na demanda por voos internacionais no mês de setembro – último dado atualizado – em relação ao mesmo período do ano passado. Desde 2019, o C6 Bank conduz uma série de pesquisas para entender os hábitos financeiros do brasileiro e contribuir para o debate sobre educação financeira no país.