45 views 45 secs

A primeira geração livre de fumo

em Economia
quarta-feira, 17 de abril de 2024

A venda de tabaco e vaporizadores a quem nasceu depois de primeiro de janeiro de 2009 – atualmente com 15 anos de idade – vai passar a ser crime no Reino Unido a partir de abril do próximo ano. A medida foi aprovada pelo Parlamento e, segundo a secretária de Assistência Social britânica Victoria Atkin, pretende criar a primeira geração livre de fumo.

A lei “não visa a demonizar as pessoas que fumam ou impedi-las de comprar tabaco, nem afetará, de forma alguma, os direitos ou prerrogativas dos fumantes atuais. O objetivo é o de ajudar a deixar de fumar”, diz a secretária, acrescentando que essa legislação vai tornar a economia mais produtiva e ajudar a construir um serviço de saúde que proporciona cuidados mais rápidos, simples e justos.

A medida foi aprovada na sequência de um compromisso anteriormente anunciado pelo governo de proibir a venda e o fornecimento de vaporizadores descartáveis, que tem aumentado entre os jovens. Os vaporizadores “podem danificar os pulmões dos jovens enquanto ainda estão em desenvolvimento, intensificar a pressão a longo prazo sobre o serviço nacional de saúde e prejudicar a sua concentração na escola”, explicou Victoria (Ag.Lusa/ABr).