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3 problemas financeiros que pequenos negócios estão enfrentando e como solucioná-los

em Economia
quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Imagem: Pixabay

A crise financeira afetou diferentes nichos de mercado, especialmente, pequenos negócios nos últimos meses. Veja quais foram os principais problemas enfrentados pelas empresas e como solucioná-los.

Ninguém estava preparado para enfrentar uma crise financeira que abalou o mundo todo nos últimos meses e todas as áreas do mercado. O índice de desemprego no Brasil bateu recorde de quase 15%, de acordo com levantamento do IBGE, e isso afetou muitas empresas, especialmente pequenos e médios negócios, já que os consumidores passaram a comprar menos.

Nesse cenário, quem não tinha as finanças e boas estratégias na palma da mão, acabou sofrendo muito mais. De acordo com dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na sexta edição do relatório, 3% das empresas entrevistadas fecharam as portas de vez nos últimos meses.

Mas, como contornar a situação e voltar a gerar lucros? Selecionamos algumas dicas.

Principais problemas gerados pela crise econômica e como solucioná-los

1. Gestão financeira

Definitivamente, a gestão financeira dos pequenos negócios teve seus problemas escancarados em 2020. A falta de registros, dados, metodologias e criação de reservas e investimentos foi culpada por fechamentos, demissões e muitos prejuízos.

É claro que implementar mudanças e se adaptar para manter as contas em dia durante a vigência de restrições e lockdown foi unanimidade em todo o mercado. No período, apenas 31% das empresas conseguiram ficar longe das dívidas e, entre aqueles que tiveram que recorrer aos bancos para buscar recursos, 56% tiveram empréstimos negados.

Isso quer dizer que quem já costumava conhecer bem seu fluxo de caixa mês a mês e tem duas atividades, despesas e custos bem planejados, sofreu bem menos. Por isso, tirar tempo para estudar os números da sua empresa é essencial.

Não são necessários softwares e ferramentas de gestão caras para fazê-lo. Começar registrando todos os valores que entram e saem e aplicar um método de precificação já vai ajudar bastante para ter um controle maior sobre as finanças.

2. Presença na internet

Ainda conforme o Sebrae, dos 7% de micro e pequenos empreendimentos do comércio que conseguiram aumentar os resultados em 2020 e início de 2021, 43% conseguiram fazê-lo por aumentar as vendas através de canais digitais. Além disso, 15% dos empresários entrevistados revelou que as condições decorrentes da pandemia foram o catalisador que impulsionou a implantação de e-commerce no negócio.

Mas mesmo com esse incremento, os micro e pequenos empreendedores presentes no universo digital ainda são apenas 66%. A internet pode ser um enorme aliado para os negócios e deve ser mais explorado.

Mais do que nunca, os consumidores estão na internet, então é lá que sua empresa deve estar. Hoje, hoje existem várias plataformas, como o criador de sites da Hostinger que facilitam esse processo, sem precisar investir em empresas especializadas para isso. Além disso, as redes sociais são ótimos meios de criar leads para sua página e aumentar resultados.

3. Despreparo para o ambiente digital

A necessidade do trabalho remoto, trocas de arquivos digitais e comunicação através das redes não foi uma adaptação fácil para todo mundo. Até a melhor maneira de trabalhar on-line ser definida por cada empreendimento, muito tempo e energia foram gastos.

Além disso, investimentos altos tiveram que ser feitos para possibilitar a migração. Um exemplo são as escolas e cursos. A maioria não tinha as ferramentas e o conhecimento necessário para mudar para o ambiente digital de forma tão repentina e acabou tendo muitas baixas.

Nesse contexto, a dependência de atividades e reuniões pessoais aliada à baixa infraestrutura de comunicação no Brasil ficaram evidentes. Além de tudo isso, ainda vimos que pouco vinha sendo feito em relação à segurança no meio digital.

De acordo com dados divulgados pela empresa de segurança digital Fortinet, no ano de 2020 foram registradas mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil.  O novo perfil do consumidor brasileiro é classificado como um fator que contribuiu com o alto número.

Utilização mais intensa por parte dos usuários, aumento no volume de transações de e-commerce, trabalho remoto e redução de equipes de tecnologia da informação culminaram em dados mais expostos e cadeia de segurança enfraquecida.

Esses foram os principais problemas revelados pela crise econômica nos últimos meses, atingindo especialmente os pequenos negócios. Mas, com as soluções apresentadas aqui, é possível driblá-los e se preparar para reagir rapidamente.