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Tire seus projetos do papel

em Economia da Criatividade
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Não é raro encontrar pessoas que têm projetos, sonhos e muita vontade de mudar algumas coisas na sociedade, no meio ambiente ou com seres vivos. Esses projetos podem ser um intercâmbio para estudar em outro país e dar a oportunidade de outro estudante conhecer nossa cultura e idioma. Outro exemplo de projeto pode ser a criação de uma ONG para cuidar de animais abandonados, uma manifestação artística ou ainda uma casa de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. Projetos relacionados a invenções, novos produtos, criação de empresas também existem em grande número. Raro é encontrar o combustível financeiro para viabilizar esses projetos, apesar de existirem muitas pessoas incomodadas com as mesmas dores e que gostariam de ajudar a essas causas.

O segredo então é aproximar essas pessoas e para isso existem as plataformas de financiamento coletivo – ou crowdfunding – , que estão crescendo e se consolidando no mercado. Nessas plataformas, o primeiro grupo de pessoas pode criar gratuitamente uma campanha, preencher com o máximo de informações relevantes, preferencialmente ilustrar o projeto com imagens, vídeos, depoimentos, contar o propósito, quanto pretende arrecadar, e onde vai usar o dinheiro arrecadado. Uma vez definidas as características principais da campanha, ela vai ao ar e fica entre 30 e 60 dias, sendo esse prazo o mais adequado para uma campanha de sucesso. As pessoas que têm interesse em amenizar ou resolver os mesmos problemas ou acreditam na mesma causa, precisam ser impactados e saber que a campanha existe. Se elas se sentirem tocadas pela campanha, certamente distribuirão o material de divulgação para outras pessoas que pensam como elas, e assim uma quantidade maior de pessoas sensíveis à causa, seja qual for, estará apta a contribuir.

Além do interesse ou alinhamento de crenças, as pessoas gostam de ganhar presentes ou terem algum símbolo que represente o seu engajamento. Assim, as campanhas devem prever contrapartidas para oferecer aos benfeitores. Quanto maior o valor da contribuição, melhor a oferta da contrapartida. O ideal é ter de 5 a 8 níveis de contribuição e oferecer coisas que façam sentido para o público-alvo, como canetas, canecas ou camisetas personalizadas, ecobags, cupons de desconto para aquisição de produtos/serviços futuros, participação em eventos, ter o nome na galeria de benfeitores, receber um diploma, ter direito a comprar produtos antes de serem lançados no mercado e muitas outras.

Segundo a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, existem quatro modalidades de crowdfunding:

A primeira é quando a campanha é do tipo tudo ou nada. Se após o término do prazo da campanha, o montante estipulado não for atingido, todo o dinheiro é devolvido aos benfeitores. Essa modalidade é indicada para projeto novos, para a criação de lotes piloto ou aquisição de bens para dar início ao projeto. Se não houver a disponibilidade de todo o recurso planejado, não é possível viabilizar a aquisição ou contratação e por isso não faz sentido receber uma parte dos recursos.

A segunda modalidade é a campanha flexível. Ao final da campanha, todos os recursos arrecadados são enviados ao proponente da campanha. Esse tipo de campanha é indicado para projetos já em andamento e cuja proposta seja uma melhoria. Um exemplo é uma ONG que presta um serviço comunitário e quer aumentar o número de atendimentos. Para isso, faz a campanha e implementará as melhorias proporcionalmente, conforme a quantidade de recursos arrecadados.

A terceira modalidade é a permanente. Também indicada para projetos em andamento, ela permite que todo mês a iniciativa capte os recursos necessários para a manutenção dos serviços. Nesse caso, os benfeitores podem doar várias vezes no ano ao invés de uma doação única.

Por fim, a quarta modalidade é chamada de turbo, na plataforma Benfeitoria, e consiste em ter um apoio de uma empresa interessada em ajudar a campanha. A empresa pode propor quanto vai apoiar para cada benfeitor conquistado. Normalmente, esse apoio é do mesmo valor arrecadado, ou seja, se uma pessoa contribuir com R$ 50, a empresa doa mais R$ 50.

Geralmente, as plataformas cobram taxas de serviço e/ou liquidação financeira, somente em casos de sucesso. Cada vez mais pessoas estão ajudando projetos e sonhos a se tornarem realidade. Cada vez mais campanhas têm sido lançadas e a taxa de sucesso só aumenta.

Se você tem algum projeto ou sonho e achava que não era possível realizá-lo, busque mais informações sobre o crowdfunding, escolha a plataforma e a modalidade, prepare sua campanha e tire o projeto do papel!

Com graduação em Engenharia, pós-graduações em Marketing e Computação Aplicada à Educação, Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em andamento na mesma área, Luis Pacheco tem experiência no mercado financeiro e em empresas digitais, atua como professor no ensino superior, como mentor de startups, como pesquisador e é autor de conteúdo especializado.