Se você tem mais de 30 anos, tem filho(s) e trabalha, você com certeza pensa muito sobre a educação que quer entregar para seu(s) filho(s). Pesquisa escolas e faz muito esforço para oferecer o que existe de melhor dentro das suas possibilidades, certo?
Ninguém tem dúvida sobre a importância da educação para a boa formação de um profissional. Mas muitos de nós, depois que começamos a trabalhar, paramos de estudar. Focamos na nossa vida profissional, nos desafios da nossa carreira e nos compromissos da vida adulta, e por vezes esquecemos que estudar também é parte dessa vida.
Estudar é muito importante para crianças e jovens e ouso dizer que mais importante ainda para nós, adultos. Crianças e jovens estão abertos a novos conhecimentos, aprendem com facilidade, respiram descobertas. Aprender é natural para eles. Já nós, adultos, precisamos lidar com ambientes de negócios cada vez mais complexos e competitivos, ao mesmo tempo em que encaramos o envelhecer e o enrijecimento de crenças que podem ser extremamente limitantes se não nos atualizarmos.
Em um mundo que está experimentando uma revolução tecnológica de velocidade exponencial não existe futuro bem-sucedido que não esteja de braços dados com o gerenciamento do próprio processo de autodesenvolvimento, autoconhecimento e busca por aprendizado constante.
No universo atual dos negócios os cenários mudam do dia para a noite. O escopo do nosso trabalho muda, nossos desafios tornam-se cada vez mais integrados com o mundo digital e as máquinas provam ser aliados eficientes e confiáveis para aqueles que aprendem como fazer uso delas. Mas você só vai se preparar para isso se encontrar na sua agenda um tempo para dedicar-se a atualização de você mesmo.
Estudar é cobrar a si mesmo manter-se aberto ao aprendizado de novos conceitos. É entender que não existe pódio de chegada, o que existe é um caminho a ser trilhado, com início, sem meio e sem fim. Estudar é aprender a gostar de aprender. Será que você precisa estudar? Sim, sem sombra de dúvidas. Enquanto houver vida e houver vontade de evoluir, precisamos estudar. E se você não se motivar pelos benefícios que o estudo trará a você mesmo, estude pelo menos para dar o bom exemplo aos seus filhos. Encare a sua educação como parte da educação que você dá aos filhos, seja você aquilo que você espera que seu filho se torne: um profissional de sucesso, disposto a aprender pela vida toda.
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através dadivulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia