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O que marcas internacionais precisam saber sobre o Brasil

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 25 de maio de 2023

Somos um país de dimensões continentais, com um mercado de 210 milhões de pessoas. Somente nos três primeiros meses de 2022 foram registradas 19 operações de fusão e aquisição no setor de educação no Brasil, o que claramente demonstra o potencial e o interesse das grandes marcas em adquirir um espaço no nosso mercado.

A movimentação financeira no setor da educação básica no Brasil tem como resultado imediato o surgimento de edtechs, sendo que em 2019 somente o mercado da educação básica privado girou R$ 100 bilhões, 60% em matrículas e mensalidades e 40% em serviços complementares. Sim, nós somos um mercado importante e relevante para as grandes marcas de educação.

E se pensarmos no mercado de educação como um todo, não somente nos setores da formação básica e superior, são muitas as oportunidades para marcas criarem uma interação e uma presença de respeito através do marketing educacional, da oferta e do patrocínio de educação para potenciais talentos que um motivo ou outro não possuem facilidade ou condições para investir na própria educação. Corporações que investem em educação desenvolvem um posicionamento estratégico com suas comunidades internas e externas.

Em um mundo em que os hábitos dos consumidores estão cada vez mais alinhados com seus valores, uma marca que investe e oferece oportunidades de educação é uma marca que garante presença constante nas mentes de sua audiência. Lembrando que investir e oferecer educação não precisa estar ligado a educação formal, mas pode traduzir-se simplesmente na produção consistente e organizada de conteúdo educacional sobre produtos, serviços, tendências e profissionalização. 

Fazer uso de recursos como o marketing educacional ajuda empresas na criação de um posicionamento de marca que as diferencia de seus concorrentes e ao mesmo tempo as coloca em uma posição muito mais confortável em relação a sua força de trabalho, porque colaboradores de empresas que tem em seu âmago nutrir educação, via de regra são possuem melhor formação e estão mais antenados com tendências do mercado, já que estão mais expostos a informação e tem estímulo constante para buscar sempre atualização.

Marcas internacionais que queiram entrar no Brasil ou consolidar sua posição atual no mercado podem fazer da educação sua estratégia de crescimento e fortalecimento. Os públicos internos e externos agradecem, crescem junto com a marca e desenvolvem uma relação muito mais de fã do que de consumidor ou colaborador. Quer operar em um oceno azul? Concentre-se em transformar seus clientes, funcionários e fornecedores em fãs, e aposte na educação como ferramenta para impulsionar seu crescimento corporativo.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.