Se você é profissional liberal ou empresário, com certeza você sabe a necessidade e a importância de ter uma estratégia de marketing digital. Se antigamente era possível montar uma estratégia completamente baseada em ações de marketing local, panfletagem e publicidade impressa (outdoors, anúncios em revistas impressas, etc), hoje em dia ninguém está isento da necessidade de existir digitalmente. Mas com tantas possibilidades e frentes, por onde começar?
Sim, são muitas as possibilidades do marketing digital, e o primeiro passo é entender que você não precisa estar em todas as frentes para ter uma boa cobertura digital. Nesse ponto, menos é mais e o fundamental é escolher canais que você consiga manter, atualizando seus conteúdos com periodicidade e dando feedback constante aos contatos que chegarem até você. Ter muitas frentes e não estar atualizado ou atrasar no feedback é mais prejudicial do que não estar presente no próprio canal. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nas frentes importantes para um bom planejamento de sua presença digital:
Plano diretor: é fundamental ter um plano diretor em que você determine os limites do escopo do seu trabalho. Ele deve ser como uma cartilha na qual você retorna sempre que tiver dúvidas sobre o que está desenvolvendo. No seu plano diretor você deve ter claramente descritos seu propósito, os dados demográficos e psicológicos dos seus clientes, seus diferenciais, enfim todas as características que devem aparecer no seu conteúdo digital. Tendo um bom plano determinado você poderá recorrer a ele sempre que ficar sem idéias de conteúdo ou sempre que aparecer a dúvida “Será que estou sendo coerente com meus conteúdos digitais”? Seu plano é seu norte, e é importante atualizá-lo uma vez por ano.
1 – New Media Marketing: Aqui entram as redes sociais! Em que redes você quer estar presente e com qual propósito? Pense não somente em geração de leads e vendas, mas em criar relevância e tornar-se uma referência no seu mercado. Produção de conteúdo é chave.
2 – Geração de leads patrocinada: campanhas pagas de geração de leads são praticamente uma obrigação hoje em dia. A internet oferece vários tutoriais gratuitos de como fazer campanhas no Google, Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn. Experimente, teste, monitore.
3 – Website: ter uma página é sim fundamental. Por mais que canais como o Instagram possam criar uma relevância absurda para seu negócio, não ter um site é não ter um endereço virtual, é viver de aluguel nas redes sociais. Existem ferramentas muito simples que permitirão que você mesmo crie sua pagina na internet, se esse for o caso. Não abra mao de ter sua casa própria no mundo digital.
4 – Estratégia de digital storytelling: sim, você vai precisar criar muito conteúdo e para isso nada melhor do que estudar a técnica de storytelling. Crie um personagem (pode ser você mesmo, como representante da sua marca) e seja verdadeiro ao compartilhar conteúdos de sua indústria. Sem uma boa historia você não terá audiência, e o no mundo digital, sua audiência são os clientes que entram na sua loja. Sem clientes, sem vendas.
5 – Relações públicas: tá ai uma ferramenta que não é leva tão a serio quanto deveria ser. Ter um bom relacionamento com a mídia através da oferta de conteúdos relevantes (pagando ou de forma espontânea) é fundamental para criar relevância externa do mercado sobre você como referência. Faça uma relação dos veículos que são importantes para o seu negócio, entre em contato e ofereça artigos e sua expertise, para que você possa ser publicado. Ter publicações ajuda a posicionar seu nome no mercado de forma mais objetiva, aumenta a relevância do seu site e de suas redes sociais, aumentando a sua audiência. Existem canais em que você paga para divulgar textos, vale um teste também, caso você consiga disponibilizar uma verba para isso.
Uma das vantagens mais interessantes do mundo virtual é que existem muitas ferramentas e tutoriais gratuitos para tudo o que precisamos saber, basta termos foco, vontade de aprender e disponibilidade para tentar. Seja você um profissional liberal, buscando alavancar sua própria carreira, ou proprietário de uma empresa com funcionários, entender de marketing além de poder salvar seu negócio vai também oferecer autonomia, confiança e liberdade para direcionar sua vida para seus objetivos. Tome esse poder nas mãos!
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.