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Visa apresenta: as tendências e soluções para o Brasil

em Destaques
domingo, 05 de março de 2023

A Visa, líder mundial em tecnologia, aponta as tendências que permearão o mercado brasileiro de meios de pagamentos. A previsão é de que métodos de pagamento digital sejam cada vez mais adotados, exigindo soluções que tornem a experiência de compra mais ágil, segura e simplificada para o consumidor, empresas e para os estabelecimentos comerciais.

Para isso, a Visa apresenta tendências que devem nortear os investimentos da empresa e da indústria em 2023, como: a evolução do débito, a evolução da experiência e segurança nas transações, e novos fluxos.

  1. – Evolução do Débito – Acompanhando o crescimento exponencial da adoção de meios de pagamento digital, a Visa trabalha junto com a indústria de pagamentos via Abecs, para aumentar a utilização do débito no e-commerce por meio do Click to Pay.

Essa solução funciona como um botão de checkout seguro e descomplicado, em que os dados do cartão do consumidor estão criptografados, evitando golpes e permitindo compras sem fricção. Outra tendência para a evolução do débito é o chamado Débito Sem Senha, conduzido pela indústria. Nessa modalidade, não será necessário pedir a senha para operações feitas no débito até determinado valor no ambiente online.

  1. – Evolução da Experiência e Segurança nas Transações – Aumentar a bancarização e a aceitação dos meios de pagamentos, criando oportunidade para todos, eliminando barreiras para conectar mais pessoas ao ecossistema são grandes prioridades na Visa. Tudo isso, sempre trabalhando na evolução da segurança das transações. As principais iniciativas nesse sentido são:
  • Tokenização: – Para pagamentos digitais, a tendência é o aumento da utilização de tokens para garantir transações cada vez mais seguras, buscando a diminuição da circulação de dados dos cartões no e-commerce. No ano de 2022, a Visa atingiu a marca de 4 bilhões de tokens emitidos no mundo, superando o número total de cartões em circulação.

Em 2022, no Brasil, a Visa identificou que o número de transações tokenizadas duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando mais de 20% de todas as transações com credenciais Visa no mundo online. Já a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser 4x menor que as demais operações realizadas em compras virtuais.

  • Mobilidade urbana: – É necessário que toda a experiência transacional tenha um alto padrão de segurança, seja nos meios presenciais ou virtuais de pagamento. Nos pagamentos presenciais, a Visa observa uma maior aceitação de pagamentos por aproximação, como o uso da tecnologia em transportes urbanos.

Em agosto de 2022, a Visa processou mais de um bilhão de transações em sistemas de trânsito globais em um único ano. Hoje, a Visa possui mais de 600 projetos de transporte público mundialmente, e tem mais de 900 em processo de desenvolvimento. No Brasil os pagamentos por aproximação Visa são aceitos no MetrôRio, Barcas Rio de Janeiro, SPTrans e praças de pedágio da Ecopistas e Ecovias.

A Visa prepara o lançamento da chegada do pagamento por aproximação direto nos terminais dos estacionamentos. A tecnologia é utilizada pela primeira vez nesses serviços no Brasil, e foi desenvolvida pela área de inovação da companhia, o Labgarage Visa.

  • Tap To Phone: – A ferramenta Tap to Phone da Visa, que transforma smartphones e tablets Android habilitados com a tecnologia NFC em terminais de pagamentos por aproximação tem crescido exponencialmente. Desde janeiro de 2022, a adoção da tecnologia teve um crescimento médio mensal em torno de 46% no número de estabelecimentos credenciados.

Apresentando grande aceitação entre vendedores e consumidores e em constante expansão, o Tap to Phone já conta com 7 parceiros no país, como Stone, Sicredi, Cloudwalk e Mercado Pago. Essa solução gera mais possibilidades de negócios, tendo em vista que a adesão de pagamentos por aproximação tem crescido nos últimos tempos – estudos da Visa apontam que 1 a cada 3 pagamentos com credenciais Visa são feitos por aproximação.

  1. Novos Fluxos – A Visa tem cada vez mais buscado novas formas de aumentar sua presença no mercado brasileiro e aumentar a sua atuação com o objetivo de capturar novas fontes de receita por meio de fluxos de cartões presentes e não presentes. Algumas das principais ações nesse frente são:
  • Soluções Agro: – A Visa tem trabalhado consistentemente para a construção de novas soluções para o agronegócio. Esse ano, a startup Agrotoken, empresa pioneira no mundo na tokenização de commodities agrícolas como milho, soja e trigo, lançou em janeiro de 2023 o cartão Agrotoken Visa no Brasil. Dessa forma, realizar transações com cartão de crédito lastreado em commodities agrícolas já é uma realidade no país.

A solução torna possível que produtores rurais poderão tokenizar commodities e fazer compras de forma simples nos diferentes agentes fornecedores de serviço e produtos que já atuam na cadeia. O cartão de crédito internacional pode ser usado como meio de pagamento em mais de 80 milhões de estabelecimentos credenciados à Visa no mundo.

  • Movimentações instantâneas de dinheiro: – A operação de envio e recebimento de dinheiro além das fronteiras brasileiras deve ganhar mais destaque em 2023 por meio do Visa Direct, solução de transferência instantânea da Visa. Além disso, a ferramenta deve ganhar outros casos de uso no país, principalmente em dispersão de fundos, que é o pagamento de recursos por meio de Vida Direct, como antecipação de salário e empréstimos.

Para este ano, a Visa também está aguardando a aprovação e trabalhando no lançamento da modalidade P2M (Peer-to-Merchant). Nessa nova modalidade, consumidores poderão fazer compras diretamente em aplicativo de mensageria com cartões de crédito e débito, sem precisar ir para links externos. – Fonte e mais informações: (https://www.visa.com.br).