O tempo de fazer as listas e os planos para 2021 já começou. O ano que se encerra foi desafiador em vários aspectos, do financeiro ao social. Foi o ano em que pela primeira vez na história desta geração ficamos isolados e observamos a crise sanitária e econômica chegar nos nossos lares. Chegamos a marca de 14 milhões de brasileiros desempregados.
É nesta época que os veículos de imprensa geralmente lançam as melhores profissões ou dicas para quem quer buscar um emprego. Mas e quem está empregado? Como fazer para melhorar seu atual trabalho? Como crescer no meio do desemprego? Segundo a última pesquisa desenvolvida pela 7 Waves, na lista de desejos dos brasileiros para 2021: 54,2% tem o objetivo de ser promovido em 2021.
“Às vezes a oportunidade está à nossa frente e simplesmente estamos tão presos à rotina que não vemos o que podemos fazer de melhor para galgar um novo cargo e /ou mudar de função dentro da própria empresa. Conversar com o gestor e entender o momento que a empresa está pode abrir várias portas para o colaborador”, explica Leandro Rampazzo, especialista em carreiras e líder de uma equipe de mais de 30 funcionários na Godiva Propaganda.
Quando nos enxergamos como parte efetiva de uma empresa, já olhamos para nossos desafios diários de uma forma diferente. “Este ano, a transformação digital foi acelerada e todos precisamos nos adequar ao ‘novo normal’. Ter ideias que facilitam os processos pode ser a grande chave não só para a empresa como para sua carreira como um todo”, enfatiza Leandro. E, ao pensar em todos estes cenários, separou 5 dicas para você crescer na sua carreira em 2021:
• Identifique a sua necessidade – É necessário se conhecer e visualizar o que você de fato é e o quer na empresa. Quais competências você tem mais aderência e vontade para fazer. Não adianta ir pela “onda” do mercado e não aproveitar o seu potencial para uma certa habilidade.
Você tem a possibilidade de crescimento? Você quer continuar nesta empresa? Onde você quer estar daqui a 5 anos e onde você quer que a empresa esteja? Alinhe suas atitudes e vontades com a do seu trabalho, e valores da empresa.
• Trace objetivos e metas – O que mais o mercado precisa são profissionais com inteligência emocional e organização de suas rotinas. Ainda mais em tempos de home office, é necessário saber onde seu trabalho vai, qual é o produto dele. Trace objetivos e metas com tempos diferentes, sendo alguns diários e outros mensais. Assim você também reconhece sua própria evolução como pessoa e profissional.
• Crie uma rede de relacionamento – Estamos em uma era tecnológica, todo nosso comportamento é mensurado. Ter uma boa rede de relacionamento, além de criar um ambiente de trabalho mais harmônico e leve faz com que as pessoas se lembrem e tenham empatia por você.
Faça com que os outros profissionais associem a sua imagem com profissionalismo e carisma, pois, assim, você pode ser indicado para exercer uma posição de liderança. Participar de palestras, congressos e workshops são boas alternativas para conhecer profissionais da sua área.
• Aprenda a vender o seu trabalho – Se a primeira dica é para você rever seus pontos e objetivos, esta é para você aprender a enxergar as suas qualidades. Assim, você saberá falar com propriedade de quem é e do que almeja. Mantenha um portfólio atualizado com seus trabalhos executados, e compartilhe, sempre que possível, as conquistas da empresa. Mostrando assim o seu diferencial.
• Esteja sempre atualizado – Hoje o mercado exige que os profissionais se atualizem constantemente, principalmente com novas tecnologias. Estudar e conhecer mais sobre sua área e as tendências dela, com certeza são um diferencial de qualquer pessoa e visto com bons olhos pelos gestores. – Fonte e outras informações: (https://www.godivapropaganda.com.br/).