Presente na tela inicial de 54% dos smartphones, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. A informação é de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time, produzida pela Opinion Box.
Apesar do uso ser focado na troca de mensagens entre familiares e amigos, há um crescimento exponencial da utilização da ferramenta por empresas que desejam se conectar, engajar e reter clientes durante a jornada de compra.
Entretanto, ao mesmo tempo que a ferramenta aproxima as empresas dos consumidores, ela pode afastar. Estratégias que não forem bem pensadas pelas marcas podem ter o efeito oposto do proposto pelo aplicativo. Mas quais são as estratégias mais efetivas para criar relacionamentos fortes com os usuários por meio de conversas na rede social?
Victor Paschoal, Head de Marketing Latam da CleverTap – plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários – separou cinco dicas de como fidelizar clientes pelo WhatsApp. Confira:
- 1. Conheça o aplicativo e instale a versão focada em negócios – Antes de tudo, é preciso instalar os aplicativos corretos e entender tudo o que a ferramenta tem a seu alcance. Clicar nos botões e descobrir a plataforma é essencial para o seu manuseio.
Dedicado para as pequenas, médias e grandes empresas, o WhatsApp Business possui recursos essenciais como mensagens automáticas organizadas de acordo com as jornadas de cada cliente, função catálago e até a possibilidade de verificar as métricas do seu negócio.
Há também a versão web do app, que permite que a ferramenta seja utilizada pelo navegador do seu desktop, diminuindo os erros de digitação que podem ocorrem pelo celular.
- 2. Capriche no design conversacional – Você já sabe tudo sobre o WhatsApp e está pronto para aplicá-lo na sua empresa. O primeiro passo a seguir é se colocar no lugar do usuário: quais mensagens você gostaria de receber das empresas? Como você gostaria de ser abordado? É preciso fazer um estudo da sua plataforma para saber quais informações sobre seus serviços e produtos são relevantes para utilizar com o seu público.
Criar mensagens automáticas pessoais e objetivas aproximam muito mais o cliente da marca do que “chatbots” duros e impessoais. Apesar de estar utilizando um robô para automatizar o tempo, a ideia é deixar a conversa o mais natural possível, como se fosse um bate-papo real.
- 3. Invista no atendimento personalizado ao cliente – Os recursos do WhatsApp facilitam a comunicação com os clientes, mas não substituem um funcionário dedicado somente ao aplicativo.
As pessoas estão evitando cada vez mais falar ao telefone, por isso, a utilização da conversa por mensagens agiliza e otimiza o atendimento aos consumidores. Micro, pequenas e médias empresas podem usar o canal como principal ferramenta de suporte aos usuários, por exemplo.
- 4. Entenda os melhores horários e a frequência das mensagens – É necessário que o cliente saiba que sua empresa está ali, mas não torne isso um exagero. Todos nós sabemos o quanto é chato receber notificações indesejadas seja em qual canal de comunicação que for, então, trabalhe com objetividade. Estude também os melhores horários que funcionam com o seu público.
- 5. Divulgue seu WhatsApp e faça promoções – Para transportar novos e antigos clientes, é necessário divulgar o aplicativo. O WhatsApp disponibiliza um link que pode ser utilizado no próprio site da marca ou em outras redes sociais. Atualmente, e-mails e chamadas telefônicas não são tão utilizados pela população como o WhatsApp.
As pessoas estão conectadas o dia todo ao aplicativo e, por ser o meio de comunicação digital mais usado no Brasil, é muito importante agregar clientes à plataforma. Por isso, dê um motivo para a pessoa estar conectada com a sua rede. Faça promoções ou dê “prêmios” a quem fizer contato pelo aplicativo. – Fonte e outras informações: (https://clevertap.com/).