95 views 56 secs

Uso de atiradores proposto por Witzel ‘não está na lei’

em Destaques
quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse ontem (31) que a proposta do governador fluminense eleito, Wilson Witzel, de utilizar atiradores de elite contra criminosos com fuzil não está respaldada na lei.

Jungmann participou de uma reunião na federação das indústrias (Firjan). Em entrevista à GloboNews, Witzel defendeu o uso de snipers para “abater” pessoas que portarem fuzis, ainda que de costas, porque elas representam uma ameaça.
Na avaliação de Jungmann, não há previsão legal para isso. “É uma proposta que precisa passar pelo crivo das leis, da legislação e da Justiça. Não podemos ter nenhum tipo de atividade que não seja devidamente legal, que não esteja nas normas da Justiça. E, hoje, não está. E teria que ter uma modificação legislativa para que ela pudesse vir a acontecer”, disse o ministro.
A fala de Witzel foi repudiada por entidades defensoras dos direitos humanos. Em nota, o governador eleito afirmou que seu programa de segurança pública considera o confronto como última alternativa, “mas caso seja necessário, o policial terá respaldo do governo do estado”. Segundo o texto, Witzel pretende abrir vias em comunidades para que forças de seguranças e serviços possam chegar e treinar as polícias para “operações cirúrgicas e bem planejadas” contra o crime organizado (ABr).