68 views 2 mins

Turquia desafia EUA e anuncia chegada de mísseis russos

em Destaques
sexta-feira, 12 de julho de 2019

Apesar das pressões dos Estados Unidos, a Turquia anunciou na sexta-feira (12) o início da entrega do primeiro lote do sistema de defesa antiaérea russo S-400.

A aquisição irritou o governo americano, que ameaçou impor sanções a Ancara e bloquear a venda de mais de 100 caças F-35 às Forças Armadas turcas.
“A entrega do primeiro grupo de equipamentos do sistema S-400 à base aérea de Murted, em Ancara, começou com sucesso”, diz uma nota do Ministério da Defesa da Turquia. O acordo com Moscou foi fechado em 2018, e o presidente Recep Tayyip Erdogan diz que a compra tem como objetivo “garantir a segurança nacional” e respeita a soberania do país.
A Turquia é membro da OTAN, que estaria “preocupada” com o fornecimento de mísseis russos ao país. “Cabe aos aliados decidir quais equipamentos militares comprar, mas estamos preocupados com as potenciais consequências da decisão da Turquia”, disse uma fonte anônima da OTAN.
A Turquia é o primeiro membro da aliança militar a assinar um contrato do tipo com a Rússia, consolidando uma relação bilateral que chegou a estar em crise há três anos e meio, quando Ancara derrubou um caça de Moscou na fronteira com a Síria. A Rússia também está construindo uma central nuclear em Akkuyu e o gasoduto Turkish Stream, que levará gás para a Europa (ANSA).