71 views 2 mins

Trump e Kim se encontram no dia 12 de junho em Singapura

em Destaques
quinta-feira, 10 de maio de 2018

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ontem (10), em uma publicação no Twitter, que a reunião histórica com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, acontece no próximo dia 12 de junho em Singapura.

“Nós dois vamos tentar fazer um momento muito especial para a paz mundial”, escreveu o republicano. Os detalhes da reunião foram acertados durante encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o líder da Coreia do Norte.
No mês de março, Trump aceitou o convite de Kim para uma reunião sobre a “desnuclearização” da Península Coreana. Este será o primeiro encontro entre um presidente dos Estados Unidos no exercício do cargo e um líder da Coreia do Norte. O anúncio representa um ponto de virada significativo após um ano de ofensas e ameaças de destruição mútua entre Washington e Pyongyang e acontece depois que Kim libertou três cidadãos norte-americanos que estavam presos na Coreia do Norte.
Ao longo de 2017, a Coreia do Norte avançou como nunca em seu programa militar e testou, com sucesso, mísseis intercontinentais capazes de atingir o território dos EUA, além de ter realizado a detonação nuclear mais potente de sua história, supostamente com uma bomba de hidrogênio. Em resposta, o magnata patrocinou diversas sanções econômicas das Nações Unidas contra a Coreia do Norte, que podem ter abalado ainda mais uma economia fragilizada (ANSA).