65 views 58 secs

Trump assina decreto para reunir famílias imigrantes

em Destaques
quarta-feira, 20 de junho de 2018

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ontem (20) o decreto executivo para manter unidas famílias de imigrantes ilegais capturadas na fronteira com o México.

No entanto, ele ressaltou que não mudará seu modelo de ‘tolerância zero’. “Conseguiremos manter as famílias juntas”, garantiu o mandatário, que recuou após as duras críticas contra a política de separação de pais e filhos que entram no país ilegalmente, autorizada pelo secretário de Justiça, Jeff Sessions.
Estima-se que pelo menos 2 mil crianças tenham sido tiradas de seus pais pelas autoridades norte-americanas, como uma forma de combater a imigração clandestina. Entre elas estariam oito meninas e meninos brasileiros. As crianças são mantidas em gaiolas dentro de campos de acolhimento, e em alguns vídeos elas aparecem chorando e sendo alvo de comentários sarcásticos de agentes de custódia. Essa política foi criticada por ONGs, pelas Nações Unidas e até por expoentes do Partido Republicano, o mesmo de Trump.
O presidente, no entanto, vinha defendendo essa medida até aqui. “Devemos sempre prender pessoas entrando em nosso país ilegalmente. De 12 mil crianças, 10 mil são mandadas por seus pais em viagens muito perigosas, e apenas 2 mil estão com seus pais, muitos dos quais tentaram entrar em nosso país ilegalmente em diversas ocasiões”, escreveu o presidente no Twitter (ANSA).