112 views 3 mins

Transforme suas compras em economia: o poder do cashback no varejo

em Destaques
terça-feira, 20 de junho de 2023

A tática auxilia no aumento do ticket médio das vendas, especialmente em datas comemorativas, e ainda fideliza consumidores

À medida que o setor de varejo evolui, os varejistas estão adotando estratégias para atrair e reter clientes, tanto no ambiente físico quanto no digital. Uma opção promissora é o cashback, uma forma de recompensa que cria uma sensação de valorização e estímulo.

Nela, os clientes recebem um valor de volta por cada compra realizada. Funciona da seguinte forma: ao efetuar uma compra, o cliente acumula uma porcentagem do valor gasto, que é creditada em sua conta. Esse valor acumulado pode ser utilizado em futuras compras ou até mesmo resgatado em dinheiro.

Ao implementar um programa de cashback em sua loja, é possível atrair novos clientes e incentivar a fidelização daqueles que já compram de você. Essa recompensa acaba incentivando o consumidor a retornar em busca de mais produtos ou serviços. Trata-se de uma oportunidade de implicar a compra de mais produtos para o parceiro, ou até mesmo uma compra não esperada para si.

Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), o programa de cashback ajuda a aumentar a visibilidade e o ticket médio das vendas. “Quando os clientes sabem que receberão uma porcentagem de volta, eles tendem a gastar mais, buscando aproveitar ao máximo o benefício. Isso resulta em um aumento do valor médio gasto por compra, impulsionando o faturamento da loja”, explica o diretor comercial.

Uma das formas mais eficientes de aplicar o cashback em seu negócio é por meio de um sistema ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão empresarial). O ERP permite a integração do programa de cashback diretamente com o sistema de vendas da sua loja, facilitando o gerenciamento e acompanhamento dos resultados.

Como inserir o cashback na sua estratégia
Na prática, para a implementação do cashback em sua rede de varejo, é necessário um sistema ERP para rastrear as compras realizadas pelos clientes e calcular os valores de cashback a serem creditados em suas contas. Dessa forma, é possível criar campanhas personalizadas, enviando notificações aos clientes com o valor acumulado e incentivando-os a utilizá-lo em suas próximas visitas.

Em datas comemorativas, o cashback pode se tornar um diferencial competitivo para sua loja. Os consumidores estarão em busca de presentes especiais e, ao oferecer a possibilidade de acumular créditos, você estará proporcionando uma experiência positiva e atraente.