129 views 7 mins

Transformando a realidade: as startups que estão mudando a cara da longevidade

em Destaques
quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Cristián Sepúlveda (*)

“Ser um Unicórnio!” – Nos últimos anos, o mundo empresarial tem testemunhado o surgimento de um fenômeno: as startups unicórnios. Essas empresas emergentes têm encantado a imaginação de empreendedores, investidores e entusiastas do setor tecnológico devido ao seu rápido crescimento e valorização extraordinária. O termo “unicórnio” foi cunhado para descrever startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Apesar de a porcentagem de startups que alcançam esse patamar ser ínfima, considerando o total de empreendimentos, muitas pessoas começam a empreender fascinadas com a ideia de se tornarem um unicórnio.

Eu costumo dizer que empreender é como pular numa piscina sem saber a quantidade de água que tem dentro. As estatísticas reforçam essa ideia, considerando que cerca de 70% das startups fecham antes de completar 20 meses de funcionamento, e outras 50% não apresentam resultados. Os dados são da Associação Brasileira de Startups, a Abstatups.

Ou seja, a probabilidade de que não dê certo é muito alta. Não se trata de ser pessimista, mas sim de ser realista para poder suportar o caminho do empreendedorismo com expectativas mais realistas. É por isso que se fala que um dos principais skills que um empreendedor deve ter é a sua capacidade de resiliência.
Mas fracassar ou falhar é um termo simplista para definir isso, já que independentemente do resultado do negócio, o que se aprende nessa jornada é transformador, tanto do ponto de vista técnico, mas principalmente do ponto de vista do desenvolvimento das soft skills.

As tendências
O avanço da tecnologia e da medicina está possibilitando uma mudança significativa na expectativa de vida. Por outro lado, existe a tendência de que as pessoas estão tendo menos filhos. Esses aspectos estão invertendo radicalmente a pirâmide etária, ou seja, nossas sociedades estão começando a envelhecer aqui na américa latina.

Enquanto a população envelhece, surgem novas oportunidades para inovadoras startups atuarem no mercado da longevidade, oferecendo soluções surpreendentes que desafiam os limites do tempo e proporcionam uma nova perspectiva sobre o envelhecimento. São as chamadas Agetech. Elas vão revolucionar a forma como vivemos e envelhecemos.

As startups unicórnios que atuam no mercado da longevidade estão desbravando um caminho fascinante rumo a um futuro em que viver mais e com qualidade é uma realidade tangível. Suas inovações estão desafiando as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico, trazendo esperança para uma população que deseja desfrutar de uma vida longa e saudável. O sucesso dessas startups é um testemunho da capacidade humana de inovar e transformar o mundo em que vivemos, redefinindo o que é possível no campo da longevidade. No entanto, é essencial que a sociedade acompanhe de perto esses avanços e garanta que eles sejam utilizados de maneira ética e responsável, garantindo que todos possam se beneficiar desse novo paradigma da longevidade.

Campos de atuação das Agetech
As startups unicórnios da longevidade não se concentram apenas em aumentar a expectativa de vida, mas também em melhorar a qualidade de vida à medida que envelhecemos, oferecendo, entre outras:
Tecnologias Médicas Avançadas: Algumas startups estão desenvolvendo tecnologias médicas revolucionárias, como terapias genéticas, medicina regenerativa e inteligência artificial aplicada à saúde. Essas tecnologias prometem tratar doenças relacionadas à idade e melhorar as capacidades do corpo.
Assistência Domiciliar Inteligente: Startups estão criando dispositivos inteligentes e plataformas de monitoramento para permitir que os idosos vivam de forma independente por mais tempo. Isso inclui desde sensores de movimento até assistentes virtuais que ajudam nas tarefas diárias.
Nutrição e Suplementos: Algumas estão pesquisando e desenvolvendo suplementos alimentares e dietas personalizadas para promover a saúde e prevenir doenças associadas ao envelhecimento.
Saúde Mental e Bem-Estar: Algumas delas estão focadas em abordar questões de saúde mental, fornecendo terapias online, aplicativos de meditação e outras soluções para melhorar o bem-estar emocional.

Unicórnios do mercado de longevidade

Startups unicórnios que atuam no mercado de longevidade:

• InnovAge – Valorização R$ 2,8 bilhões: A InnovAge ajuda os idosos a viver a vida de forma independente, pelo maior tempo possível;

• True Link – Valorização no momento do IPO R$ 2,8 bilhões: Uma empresa de serviços financeiros diversificados dedicada a fornecer serviços para grupos demográficos em risco, como idosos e deficientes;

• Care.com – Valorização USD $ 550 milhões: Cuidados com idosos;

• Pillpack – Vendida para Amazon USD $ 1 bilhão: Farmácia digital;

• Greatcall – Adquirida pela Best Buy por USD $ 800 milhões: O fornecedor líder de serviços de monitoramento remoto passivo para cuidados contínuos de idosos;

• Papa – Valorização 1,4 bilhões: Combina adultos mais velhos com “Papa Pals” treinados para combater a solidão e o isolamento;

• Honor – Valorização $1,25 bilhões: Cuidados em casa para idosos.

Os Desafios e o Futuro
Embora os unicórnios estejam trazendo inovação e esperança para o mercado da longevidade, ainda enfrentam desafios complexos, como questões regulatórias, éticas e financeiras, além de garantir que suas tecnologias e serviços sejam acessíveis a todos.

Vemos que há um mercado promissor e muito ainda a ser explorado, as startups estão fazendo avanços significativos em várias áreas. Pouco a pouco este mercado, que já está em ascensão, entregará muito mais e fará diferença real na vida das pessoas, além de atraentes dígitos aos investidores e empreendedores.

(*) CEO da Silver Hub.