155 views 5 mins

Trabalho híbrido, apps e home office: as novas tendências de Recursos Humanos

em Destaques
quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023

• Cerca de 23 milhões de pessoas fizeram a transição para o trabalho em casa, segundo estimativas da Organização Internacional de Trabalho.

• Novas tecnologias, aplicativos e inteligência artificial são o futuro do recrutamento em departamentos de Recursos Humanos, declarou Carla Mucharraz, Diretora de Talentos Humanos da another.

A área de recrutamento para os departamentos de Recursos Humanos terá novas mudanças neste ano, principalmente considerando avanços na cultura de bem-estar, flexibilidade de trabalho, adaptação em torno de ambientes em constante mudanças, e um modelo híbrido.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pandemia desencadeou uma mudança radical para possibilitar a continuidade dos negócios e dos empregos por meio do teletrabalho. Estimativas da pesquisa indicam que no pior momento da crise, no segundo trimestre de 2020, cerca de 23 milhões de pessoas na América Latina mudaram para o modelo de trabalho à distância.

. Uma adaptação acelerada – A crise causou uma aceleração no uso de novas tecnologias e uma renovação no sistema de contratação de novos talentos, diz Carla Mucharraz, Diretora de Talentos Humanos da another, a agência global com a maior oferta de serviços no mercado latinoamericano.

“A forma de atrair talentos mudou desde a pandemia. O recrutamento passou a ser feito por meio de videochamadas, mostrando que é possível ser eficiente trabalhando dessa forma. Houve maior alcance de candidatos ao reduzir os trajetos para ir a entrevistas, sendo possível realizar mais reuniões; gerou empatia em ambas as partes, entendendo se a pessoa tem privacidade em casa ou não, e até ruídos externos facilitam quebrar o gelo”, diz.

. Tendências de contratação – De acordo com um relatório de duas organizações das Nações Unidas, a quarentena trouxe tanto benefícios quanto riscos para a saúde dos trabalhadores. Entre os aspectos positivos estão horários flexíveis, redução do trânsito e dos custos operacionais para muitas empresas, e o aumento da produtividade. Para Mucharraz, a cultura do bem-estar veio para ficar e continuará evoluindo em prol da inclusão.

“Vivemos em um mercado de trabalho competitivo, onde a chave do sucesso das organizações após a pandemia é a empatia pelas pessoas e a flexibilidade, além dos desafios profissionais. As pessoas buscam estar em um lugar que cuide do seu bem-estar emocional, físico e intelectual. Acredito que a tendência de contratação é e continuará sendo abrir fronteiras e ser cada vez mais inclusivo, contratando pessoas independentemente de onde estejam fisicamente, porque talento não tem nenhum tipo de distinção”, completa.

. Home office: vantagens e desvantagens – Após a incorporação do home office, vários colaboradores manifestaram que este deveria ser um regime obrigatório, porque melhorou o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No entanto, a especialista garante que um sistema híbrido traz muito mais benefícios psicológicos, físicos e sociais para os trabalhadores.

Para as empresas cujas atividades permitem, o regime híbrido veio para ficar, sendo a revolução no mercado de trabalho. Foi comprovado que tendo bons processos e controle, aumenta a produtividade, e representa um benefício para a vida das pessoas.

“Na minha opinião, um modelo de trabalho híbrido é melhor, porque além de permitir trabalhar em casa e cuidar de questões pessoais, também permite ir ao escritório ocasionalmente, fazendo com que você interaja com os seus colegas de trabalho, faça parte de uma comunidade, comunique-se melhor, distraia-se e consiga resolver questões pendentes com mais facilidade presencialmente”, afirma.

Carla adiciona que o uso de aplicativos, tecnologias e inteligência artificial serão indispensáveis nos próximos anos para melhorar o processo de recrutamento, de informação e comunicação para os colaboradores.

“Existe uma grande variedade de ferramentas digitais para buscar informações, medir desempenhos e saber como as pessoas se sentem. O principal é existir alguém por trás de todas essas ferramentas analisando as informações, criando e ativando estratégias para melhorar”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://another.co).