128 views 8 mins

Erros que você não deve cometer ao investir em criptomoedas

em Destaques
quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023

De acordo com dados do Banco Central, os investidores brasileiros compraram 2,7 bilhões de reais em criptomoedas só em agosto de 2021. Porém, mesmo que este seja um mercado promissor, ele também é bastante volátil. E, consequentemente, representa um risco alto para investidores novatos ou que ainda não entendem o suficiente do assunto para investir com segurança e autonomia.

No entanto, como em qualquer outro investimento, não existe atalho para ficar rico com criptomoedas. O caminho para encontrar as melhores oportunidades no setor é apenas um: estudar e se aprofundar no assunto. Afinal, quanto mais informações o investidor tiver, suas decisões se tornarão mais bem embasadas e assertivas.

Além disso, as chances de cometer erros evitáveis, mas que podem levar tudo a perder, serão bem menores. Então, confira os erros que você não deve cometer na hora de começar a investir em criptomoedas.

  1. – Acreditar que o lucro é rápido e garantido – Certamente, a ideia de que basta alocar uma parte do seu capital em criptomoedas para conseguir lucros extraordinários não faz sentido. Há casos de pessoas que ficaram ricas com criptomoedas da noite para o dia, mas é importante lembrar que isso está longe de ser regra.

Por isso, manter os pés no chão e conhecer a sua tolerância ao risco antes de investir é fundamental para bons resultados. Considere que pessoas também têm variações positivas e negativas, assim como o mercado de ações. Então, invista com responsabilidade e esteja sempre ciente dos riscos. Fique atento também às empresas que prometem lucros exagerados em um período curto de tempo ou ainda que oferecem comissões a quem indicar novos clientes.

As Pirâmides Financeiras, como são chamadas, podem trazer vários prejuízos futuramente. O retorno fácil, rápido e garantido que essas empresas oferecem são, na verdade, falsos investimentos em criptomoedas. Então, assim que você descobre o sistema fraudulento, ele se torna insustentável, e os criminosos costumam desaparecer.

A fim de evitar esse tipo de golpe, pesquise bem sobre a instituição por onde você pretende realizar seus investimentos. E lembre-se que quando o assunto é investimento em renda variável, é sempre válido desconfiar de lugares que prometem o tal retorno garantido.

  1. – Não saber o que está comprando – O comportamento de manada, responsável por fazer com que um indivíduo baseie suas decisões nas escolhas de um grupo, também é bastante comum e prejudicial no universo das criptomoedas. Quando várias pessoas estão investindo em um mesmo ativo, não quer dizer, de fato, que ele é uma boa opção.

É preciso checar, por exemplo, se está dentro do seu perfil de investidor e se vai de encontro com os seus objetivos. Além disso, conhecer as características do produto que você está comprando é essencial para ter uma boa lucratividade. Isso porque o dinheiro investido é seu e o ideal é que você busque entender antes de tomar qualquer decisão baseada em outras pessoas.

  1. – Investir mais do que deveria – A ideia de que as criptomoedas são uma maneira fácil e rápida de ganhar dinheiro atrai muitos investidores que acabam ignorando a possibilidade de perda. Dessa forma, acabam se expondo demasiadamente ao risco e podem ter um prejuízo bem alto. O mercado de criptomoedas é novo e volátil. Sendo assim, o ideal é colocar em risco somente o valor que você consiga absorver grandes variações de preço, segundo especialistas.

4- Ignorar o valor das taxas e impostos – Ignorar as implicações fiscais dos investimentos é um erro muito grave. A importância de entender todas as taxas envolvidas nas operações (como corretagem, saque, depósito e transferências) é primordial.

Isso porque, ao economizar em taxas, você pode aumentar seu lucro. Calcular os impostos que devem ser pagos também é uma boa maneira de conseguir programar os gastos e lucros reais do investimento.

  1. – Não ter uma estratégia – Começar a investir em criptomoedas como o Bitcoin sem plano é um erro bastante comum dos investidores iniciantes. A estratégia é importante, pois é capaz de ajudar na tomada de decisões de forma relativamente consistente e pré-programada. Isso limita a tomada de decisões rápidas e, às vezes, até emocionais demais ao negociar moedas específicas.

Para criar uma estratégia, é importante traçar objetivos bem definidos e mensuráveis que estejam de acordo com a sua tolerância ao risco. Além disso, é fundamental que você nunca invista mais do que você pode perder.

6- Usar a exchange errada – Escolher uma exchange que funcione de acordo com suas preferências é fundamental para que os seus investimentos sejam lucrativos. Em suma, ela precisa ser segura e ter as criptomoedas que você deseja negociar para que valha a pena escolhê-la.

Você deve fazer sua própria pesquisa para ter certeza de que a plataforma não tem políticas restritivas quando se trata de saques, por exemplo. Além disso, se as taxas forem muito altas, podem limitar o potencial de valorização dos criptoativos.

  1. – Não pensar em fazer gerenciamento de riscos – Expor-se ao risco de forma exagerada definitivamente vai contra a estratégia inicial. Afinal, quando isso acontece, a tendência é que o investidor tome decisões emocionais pelos altos riscos envolvidos. Pensando no gerenciamento de riscos, é possível lidar com as emoções, inclusive, se você for um investidor novato.

É importante sempre manter a sua carteira de equipamentos sempre seguros, utilizar verificação com dois fatores e outros pontos que garantem a sua proteção! – Fonte e mais informações: (https://bitso.com/br/prices/btc).