72 views 4 mins

5 dicas para quem quer franquear um negócio

em Destaques
terça-feira, 18 de agosto de 2020

Se o mercado de franquias é uma alternativa para quem quer driblar o atual cenário de instabilidade gerado pela pandemia do novo coronavírus, o setor também chama a atenção de quem está na contramão da crise, pensando em adotar novas estratégias para tornar a sua empresa ainda mais reconhecida e continuar comercializando seus produtos e serviços.

No entanto, segundo Renato Alves, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, os empresários precisam ter bastante cautela antes de disseminarem a sua rede de atividades. Quem pretende acelerar o crescimento de um negócio, necessita fazer uma análise minuciosa sobre se o capital disponível em caixa será capaz de suportar os investimentos para melhorias organizacionais.

Também, se possuí um time qualificado para a realização de possíveis mudanças na estrutura para que os processos sejam copiados em novas unidades, lembrando que muitas vezes haverá uma readequação nas formas de gerir a empresa. Mas não é só isso.

“O empresário precisa estar preparado para transmitir seu conhecimento e know-how para que o sucesso em sua operação seja replicado com fidelidade. Os processos funcionais devem estar claros e prontos para serem passados aos novos empreendedores, que levarão a marca ao mercado. Preparar este treinamento é muito importante para o êxito da expansão”, explica Alves.

A quarentena e o isolamento social são uma boa oportunidade para quem deseja repensar o modelo de negócio e tomar uma decisão assertiva. Se você acredita que esse é o melhor momento para propagar a sua firma, preste atenção nas dicas que o Diretor de Expansão da Bicalho separou:

  1. – Tenha processos detalhados: Empresários que desejam expandir os negócios devem ter de forma bem detalhada todos os processos necessários para que os franqueados tenham um norte bem alinhado com o que vai praticar no dia a dia com os clientes e fornecedores.
  2. – Conheça as particularidades da franchising: Antes da sua empresa se transformar em uma rede, é recomendável que você conheça as regras e particularidades da franchising. O sistema de franquias é muito específico e é de suma importância conhecer cada uma das normas, garantindo o sucesso desejado nesta empreitada.
  3. – Entenda a Circular de Oferta de Franquia (COF): A relação entre franqueado e franqueador deverá ser regulamentada por instrumentos jurídicos. Na franchising destacamos a circular de oferta de franquia (COF), o contrato e os manuais. Neles deverão estar todas as regras do negócio.
  4. – Tenha uma boa relação com os franqueados: Para que o crescimento da sua empresa continue, é essencial estar atento e ter uma boa relação com os franqueados. O ideal é obter uma eficiente estrutura de comunicação interna ou por uma empresa especializada para que as partes estejam no mesmo direcionamento.
  5. – Conte com o auxílio de uma empresa especializada: Por último e não menos importante, busque no mercado uma empresa capaz de auxiliá-lo em todo o processo. A assessoria precisa estar apta e com foco no crescimento e na estruturação de novos negócios e franquias.

Fonte e mais informações: (https://www.bicalho.com/).