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Tendências globais de “Mobile Marketing” para este ano

em Destaques
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A Upstream, especialista global em tecnologia de mobile marketing, está compartilhando sua visão para o setor em 2023, com foco nas prioridades dos Diretores de Marketing (CMOs, do inglês Chief Marketing Officer) para ofertas personalizadas, experiência do cliente e campanhas multicanais direcionadas durante o ano para apoiar o crescimento da receita em meio a um aquecimento da economia global.

Com previsão de aumento de 2,6% nos gastos com publicidade nos próximos 12 meses, muitos CMOs estão colocando a tecnologia de marketing no topo da lista de compras. A utilização de redes móveis está em alta no mundo todo, o que significa que muitas empresas e operadoras (MNOs, do inglês Mobile Network Operators) estão buscando o mobile marketing para engajar os consumidores e aumentar as vendas.

“A porta se abriu para uma reorganização do investimento em mídia, com anunciantes focados nas tecnologias e estratégias que fornecem o maior retorno sobre o investimento e sustentabilidade a longo prazo. A inconstância do mercado pode estar alimentando as consequências da pandemia para grande parte da indústria de tecnologia e da economia em geral, mas também está estimulando uma demanda cada vez maior do consumidor por experiências e serviços digitais aperfeiçoados”, afirma Dimitris Maniatis, CEO da Upstream.

“Para as operadoras de redes móveis, que estão em uma posição única para capturar dados primários, 2023 é o ano de agir e garantir uma posição de destaque no ecossistema de publicidade digital. À medida que marcas e varejistas procuram trabalhar com parceiros capazes de aumentar a eficiência e o sucesso de campanhas de marketing multicanal voltadas para consumidores cada vez mais preocupados com os custos, as MNOs estão perfeitamente posicionadas para ajudar”, completa.

O ano de 2023 será crucial para MNOs e marcas de e-commerce, à medida que inserem aumento de suas bases de clientes e fluxos de receita em um cenário de crescimento econômico global mais fraco e com uma evolução nas expectativas dos clientes. A Upstream está compartilhando suas opiniões sobre o que a indústria pode esperar nos próximos 12 meses:

• – Impulsionar estratégias de receita baseadas em publicidade torna-se foco central para operadoras móveis com visão de futuro – Ao capturar dados primários disponíveis apenas para as operadoras identificarem anonimamente os usuários na rede aberta, os provedores podem personalizar as ofertas para não apenas vender seus próprios serviços, mas trabalhar com marcas em grande escala e fazer o mesmo quando os cookies deixarem de ser usados em 2024;

• – Marcas que personalizam a comunicação com o consumidor saem ganhando quando o custo de vida é reduzido – Como a inflação aumenta o custo de vida dos consumidores, as marcas precisam ir além para demonstrar sua relevância e ganhar confiança. Em uma época em que até 90% dos clientes consideram as mensagens das empresas irritantes se não forem pessoalmente relevantes, a personalização das mensagens de marketing e da comunicação é fundamental;

• – Profissionais de marketing utilizam os dados primários – O movimento para a privacidade significa que os profissionais de marketing terão que adotar formas menos intrusivas de coleta de dados para personalizar campanhas e garantir a precisão do direcionamento.

Ao longo de 2023, as MNOs serão cada vez mais vistas como parceiras importantes para as marcas, capazes de usar o MSISDN — o número de celular único de cada usuário — como marcadores exclusivos da identidade de cada consumidor móvel, permitindo uma segmentação altamente confiável;

• – Domínio do Rich Communication Service (RCS) aumenta à medida que os dispositivos Android continuam sendo os favoritos do consumidor – Prova disso é que a Samsung confirmou que, além de integrar os recursos RCS em todos os seus novos smartphones como padrão, incorporar serviços de comunicação avançados e engajar os consumidores de maneiras altamente visuais e interativas serão as decisões mais inteligentes que uma marca pode fazer quando se trata de conceber campanhas de marketing multicanal;

• – Marketing via SMS ressurge – 67% da população global assina serviços móveis³. Devido à sua simplicidade e alcance, as mensagens de texto estão tendo um retorno notável e podem ser facilmente incorporadas ao mix de mobile marketing de uma marca. Considerando que o SMS tem uma taxa de abertura de 98% (contra 20% do e-mail) e uma taxa de resposta de 45% (contra 6% do e-mail4), é muito provável que venha para ficar e se torne cada vez mais forte;

• – Inteligência Artificial (IA) potencializa o marketing e o engajamento do cliente – Com 74% dos profissionais de marketing acreditando que automatizarão mais de um quarto de suas tarefas de maneira inteligente nos próximos cinco anos5, os avanços na IA estão gerando uma nova onda nos recursos de criação de conteúdo para as equipes de marketing de comércio eletrônico e MNO.

Ao se apoiar na IA para processos criativos, como redação e design, em 2023 os profissionais de marketing podem ser mais ágeis na adaptação do conteúdo, ao mesmo tempo em que liberam recursos para se concentrar em trabalhos mais estratégicos.
Além disso, o uso da IA para personalizar as recomendações de produtos e a orquestração de canais ajudará os profissionais de marketing a aumentar as conversões por meio de experiências de cliente mais personalizadas. Disponibilizado no terceiro trimestre do ano passado, o recurso mais recente da Grow, Mobile Identity, usa dados próprios disponíveis exclusivamente para operadoras móveis para identificar até 85% dos visitantes de um site na rede aberta.

A identidade móvel da Upstream permite um mobile marketing altamente preciso e eficiente de uma forma totalmente privada e compatível. Isso chega a tempo de atender à busca da indústria de publicidade digital por novos métodos de identificação, necessários devido ao fim iminente dos cookies de terceiros.

“A inovação na Upstream não mostra sinais de parar em 2023, com foco na expansão de recursos para todos os clientes. Isso inclui recursos de otimização, autogerenciamento, relatórios e veiculação de anúncios habilitados para IA para MNOs, bem como automação, integrações e recursos principais de transmissão para comércio eletrônico e marcas, entre outras funcionalidades”, finaliza Chrysa Karamanidi, CIO da Upstream. – Fonte e mais informações: (https://www.upstreamonline.com/).