141 views 4 mins

Tempo de falar em sustentabilidade para o Varejo

em Destaques
quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Jun Ueda (*)

Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos mostra que sete em cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2023, resultando um aumento de 16 pontos em relação ao ano passado. O Varejo é fundamental para economia e não é só isso: é o setor que está mais próximo das pessoas. Neste período intenso de vendas, onde toda infraestrutura e estratégias comerciais são postas à prova, gostaria de falar sobre algumas maneiras pelas quais os varejistas podem aumentar as vendas e reduzir custos — e fazê-lo de forma sustentável.

Redução de emissão de carbono nas entregas
Os programas de expansão de lojas físicas diminuíram à medida que os varejistas migraram para o comércio eletrônico e o varejo omnichannel. Mas, à medida que os varejistas impulsionam esse crescimento no comércio eletrônico, eles podem fazê-lo de forma sustentável? Seu sucesso está atrelado à análise avançada de dados e à visibilidade robusta da cadeia de suprimentos para garantir que o estoque certo esteja no lugar certo para satisfazer a demanda. Rotas de transporte otimizadas são outro aspecto crítico do comércio eletrônico sustentável. O varejistas estão se preocupando com a emissão de carbono das suas entregas?

Diminuição de desperdícios
Melhorar a experiência do cliente é melhorar a sustentabilidade. O preço é extremamente importante para os clientes, mas a experiência de compra determina se eles retornam. Reduzir as embalagens é um ótimo ponto de partida – economiza dinheiro e mostra aos clientes que você está levando a sério a mudança. De acordo com a pesquisa do Mercado Livre (jul./2023), o consumo de itens sustentáveis cresceu 40% no Brasil, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários da plataforma no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Os clientes também querem acreditar que você não está desperdiçando coisas desnecessariamente. A análise de demanda é crucial aqui – permitindo que você atenda à demanda pedindo apenas o volume certo de qualquer coisa, seja cogumelos ou jeans – porque você é inteligente o suficiente para prever o que é necessário em qualquer dia da semana.

Atenção à procedência
A procedência também é essencial. Os clientes querem saber de onde vêm os produtos, o que eles contêm e ter a certeza de que foram feitos sem práticas trabalhistas exploratórias, por exemplo. Simplesmente afirmar isso não é mais suficiente, e o blockchain tem um papel crescente em fornecer segurança sobre a procedência aos consumidores.

A redução dos custos dos produtos pode ter um impacto imediato e positivo na sustentabilidade. A análise de estoque tem muito a oferecer, ou seja: quanto mais inteligente for a distribuição, melhor será o aproveitamento dos recursos. Otimizar o uso de espaço é outra maneira de reduzir os gastos e vemos o uso crescente de IA para analisar o comportamento de compra na loja.

Acredito que os varejistas são o ponto mais visível da sustentabilidade. Os consumidores entendem isso. Eles querem compromissos de compras que correspondam às suas posições éticas. Nem tudo é mais sobre preço. Uma experiência de compra aprimorada, com menos embalagens, análises de demanda precisas e procedência verificável do produto (aprimorada pelo blockchain) podem impulsionar a fidelidade do cliente, aumentar as vendas e reduzir custos.

(*) CEO da Fujitsu do Brasil & South America.